Índice do Artigo

Notícias

Orquestra fará apresentação usando apenas iPhones

Os fãs mais conservadores de música talvez estranhem assistir a uma apresentação sem instrumentos convencionais.

Mas a Universidade americana de Michigan não só estÁ preparando uma apresentação somente com iPhones como tem um curso dedicado à criação de instrumentos musicais usando os smartphones.

A estreia acontece na próxima quarta-feira, dia 9, no próprio campus da universidade e é resultado do curso “Building a Mobile Phone Ensemble”, no qual os estudantes aprendem a desenhar, construir e tocar instrumentos virtuais em iPhones.

O responsÁvel pela ousada iniciativa é Georg Essl, cientista da computação e músico que jÁ trabalhou no desenvolvimento de telefones celulares e instrumentos musicais. Entre as peripécias de Essl e seus colegas, estÁ, por exemplo, o uso do microfone do aparelho como sensor de vento, o que permitiu “transformÁ-lo” em instrumentos de sopro.

Para criar outros instrumentos e tocar músicas, os alunos exploram todas as funcionalidades do gadget, incluindo touchscreen, microfone, GPS, bússola, sensor Wi-Fi e acelerômetro.

“O telefone móvel é uma plataforma muito boa para explorarmos novas formas de apresentações musicais”, explica Georg no site da instituição. “Não estamos mais presos à física de instrumentos convencionais. Podemos fazer coisas interessantes, estranhas e inusitadas”, completa.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções