Steam Controller começa a ser distribuído no dia 10 de novembro nos EUA; veja como é o controle

Não foi curta a espera, mas parece que enfim teremos o aguardado controle da Valve disponível. O Steam Controller, controle desenvolvido pela Valve para trazer para a sala a experiência de jogar com um PC vai ser distribuído a partir do dia 10 de novembro, nos Estados Unidos. O controle já possui uma página oficial em português onde ainda não é possível fazer a pré-compra, porém a Valve já confirmou ao UOL Jogos que os controles, assim como as Steam Machines e o Steam VR, virão ao Brasil.

O Steam Controller tem a difícil missão de trazer o máximo da experiência de jogabilidade do PC, tradicionalmente feita através de mouse e teclado, para a sala. Para tentar recriar a experiência de precisão do mouse, a empresa implementou dois trackpads, que operam de forma semelhante aos presentes em notebooks. Além de sensíveis a toques, eles também são "clicáveis". No restante, o controle se assemelha com o formato do, muito popular nos PCs, controle do Xbox, com a mesma posição de botões "X", "Y", "A" e "B", dois botões em forma de gatilho na parte traseira e um analógico na parte esquerda. O controle também conta com acelerômetros, e poderá ser usado para jogar com um volante, por exemplo.

Especificações técnicas

- Trackpads duplos
- Resposta tátil de alta definição
- Alavanca analógica
- Gatilhos bifásicos, com 10° de deslocamento cada, um sensor de fluxo magnético e um interruptor tátil
- Giroscópio e acelerômetro, permitindo que se use como um volante e outras formas de controle por movimento
- Esquemas configuráveis
- Multijogador local, caso disponível no jogo
- Com ou sem fio (modo duplo)
- USB 2.0 via porta Micro USB (cabo não incluso)
- Alcance aproximado de comunicação sem fio: 5 metros. Alcance real pode variar.
- Mais de 40 horas de jogo usando as pilhas alcalinas AA inclusas

- Continua após a publicidade -


Com a introdução do Steam Controller, o joystick da Valve se torna uma opção muito interessante para os gamers de PC, que atualmente precisam utilizar opções de terceiros que nem sempre se configuram de forma automática. Apesar da compatibilidade dos controles do Xbox One e Playstation 4, nenhum dos dois periféricos operam atualmente sem fios no PC. O Steam Controller irá operar tanto via cabo USB 2.0 - não incluso na caixa - quanto sem fio, através de um dispositivo USB que irá receber os comandos via wireless.

Tutorial: Como ligar o controle do seu PS3 no PC

O Steam Controller está em pré-venda nos Estados Unidos por US$ 50, com início dos envios marcado para o dia 10 de novembro. No Brasil, ainda não temos uma data de lançamento ou preços oficiais. 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.