AMD mostra oficialmente o enorme chip Fiji; lançamento acontece no dia 16 de junho

Enfim a espera está prestes a terminar. A CEO da AMD, Lisa Su, mostrou durante a Computex 2015 o aguardado chip gráfico de codinome Fiji. Com arquitetura em 28 nanômetros, a área do die é bastante ampla, mas por um bom motivo: com a tecnologia HBM, temos o chip gráfico e também as memórias em uma única peça.

Além de mostrar o chip gráfico pela primeira vez, a CEO confirmou o lançamento de sua nova topo de linha para o dia 16 de junho, validando o rumor que conheceremos a nova placa de vídeo durante a E3 2015. A AMD está investindo pesado em uma keynote durante o evento, algo que já indicava a preparação da empresa para um anúncio em Los Angeles. De acordo com as especulações, a placa irá se chamar AMD Fury X.

Por enquanto não tivemos a oportunidade de ver mais sobre o projeto da placa, mas de acordo com informações do Guru3D, que pode ver PCBs e alguns detalhes dos projetos dos futuros produtos, a placa conta com dois conectores de 8 pinos PCI PEG, indicando um alto consumo de energia, com limite teórico de 375W.

Área dos 4GB de memória GDD5 da R9 290X 

- Continua após a publicidade -

Apesar do die ser enorme, é bom lembrar que o Fiji traz as novas memórias "empilhadas" HBM no mesmo interpositor em que está a GPU, o que significa que muito do design das placas de vídeo pode ser reduzido já que não será preciso "cercar" a GPU com módulos de memória. Por conta dessa maior proximidade, a latência das memórias diminui, além de tornar possível um resfriamento líquido único atuar tanto nas memórias quanto no chip gráfico de forma fácil. A AMD parece que irá explorar ambas as possibilidades na "Fury X", sendo que os rumores indicam uma placa com design curto e resfriamento líquido.

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.