NVidia anuncia o GameWorks VR, seu kit de desenvolvimento para jogos em realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que tem consolidado cada vez mais como uma das grandes próximas revoluções no mundo dos jogos eletrônicos.

Para entrar nessa disputa de "gente grande", a NVidia anunciou o GameWorks VR, kit de desenvolvimento de software que permite desenvolver games em realidade virtualcompatíveis com as GPUs de alto desempenho da empresa. 

Para extrair o máximo de poder da tecnologia, GameWorks VR vem com uma série de recursos exclusivos que prometem potencializar a qualidade final dos futuros games. São eles:

NVIDIA Multi-Res Shading (MRS): uma técnica de renderização inovadora para VR, em que cada parte de uma imagem é renderizada com a resolução que melhor corresponde à densidade de pixels da imagem VR final exibida. Essa tecnologia usa uma arquitetura de multiprojeção para renderizar vários viewports de uma só vez. O resultado são melhorias de performance significativas para games de VR. 

VR SLI: oferece performance aumentada para aplicativos de VR. É possível atribuir um olho específico a várias GPUs para acelerar drasticamente a renderização estéreo. Com a interface de programação de aplicativos de afinidade de GPU, o VR SLI permite dimensionamento para PCs com duas ou mais GPUs.

- Continua após a publicidade -

Context Priority: permite controle sobre a programação da GPU para dar suporte a recursos avançados de VR, como a distorção de tempo assíncrona. Isso elimina a latência e ajusta rapidamente as imagens conforme os gamers movem a cabeça, sem a necessidade de renderizar os novos quadros outra vez. 

Direct Mode: fornece compatibilidade plug-and-play para headsets VR. Com o Direct Mode, o driver gráfico NVIDIA reconhece o headset como um monitor VR, e não como um monitor desktop padrão, fornecendo uma experiência de usuário mais fluida. 

Buffer Rendering: permite que a GPU faça a renderização diretamente no buffer frontal para reduzir a latência.

Algumas das empresas que já receberam a versão alfa do GameWorkd VR e que já estão testando futuros projetos são Epic Games, CCP Games, HTC, Oculos e Valve. Produtores independentes de VR também estão cotados a receber o kit de desenvolvimento, bastando seguir as orientações da fabricante para se registrar.

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.