Índice do Artigo

Hardware

Aprenda a alterar o perfil XMP e tire o máximo proveito de suas memórias

Se você for um entusiasta que joga no PC, certamente vai querer que ele tenha o melhor desempenho possível. Comprar memórias de alto desempenho é uma importante parte do processo. Porém, é preciso ficar atento a um detalhe que muita gente acaba esquecendo: você precisa alterar o perfil XMP da sua memória RAM para tirar o máximo proveito dela.

Depois de montar todo o seu PC, suas memórias estarão, a princípio, rodando numa frequência padrão – geralmente 1333 ou 1600 MHz para DDR3 e 2133 MHz para DDR4. Isso acontece mesmo que os módulos que você comprou tenham 3000 MHz, por exemplo. Por isso, o processo que vamos explicar aqui é importantíssimo para que você aproveite todo o desempenho de suas memórias.

Antes de qualquer coisa, é bom esclarecer o que são esses tais de perfis XMP. Eles não são nada mais do que conjuntos de valores adicionais contidos dentro dos próprios módulos de RAM, que podem ser detectados pela BIOS do computador. A maioria das memórias RAM possui espaço para dois perfis adicionais, porém em algumas você só encontrará um perfil extra. O valor incluído nas caixas dos módulos costuma ser o do perfil XMP mais alto incluído nas memórias, afinal é ele que diferencia os diferentes modelos comercializados.

Dito isso, vamos ao processo. O primeiro passo é abrir a BIOS. Isso pode ser feito apertando a teclas DEL ou F2 (dependendo da sua placa-mãe) enquanto o PC está iniciando – ou seja, antes do Windows começar a carregar. Dentro da BIOS, você precisa achar a seção onde está a opção para alterar o perfil XMP. Nas placas da ASRock, essa opção está dentro da seção “OC Tweaker”. Para Gigabyte, é dentro de “Home -> Standard”. Em placas da MSI, essa configuração fica dentro da opção “OC”. No nosso caso, estamos usando uma placa-mãe da Asus ROG, então para alterarmos o perfil XMP precisamos entrar em “Extreme Tweaker”.

Não é regra, mas atualmente os principais fabricantes de placas-mãe do mercado possuem softwares para Windows que possibilita a ativação dos perfis XMP, facilitando assim o processo para quem não está habituado a mexer na BIOS da placa-mãe.


Depois, encontre a opção que lhe permitirá alterar o perfil XMP. No nosso caso, primeiro é necessário alterar o “Ai Overclock Tuner” de “Auto” para XMP, como mostra a imagem abaixo.

A partir daí aparecerá a opção “XMP” logo embaixo da anterior. É ali que você poderá alterar o perfil XMP de sua memória. Como nosso PC possuía módulos HyperX Predator de 3000 MHz, nós decidimos por usar o perfil com esta velocidade.

Feito isso, basta sair da BIOS, mas sem esquecer de salvar as configurações. Caso queira conferir se as configurações foram aplicadas, uma boa solução é usar o CPU-Z para ver as especificações do seu computador. Como você pode conferir nas imagens abaixo, a frequência de nossas memórias passou de 2133 MHz para 3000 MHz. É importante notar que o valor exibido no programa será sempre a metade do valor real.

HyperX Plug and Play

Mas não são todas as memórias que requerem que você altere manualmente o perfil XMP. Os módulos das série HyperX Fury DDR3 e DDR4 e HyperX Impact possuem a tecnologia Plug and Play. O recurso configura automaticamente as memórias para funcionar na velocidade máxima. Com isso, você não tem trabalho nenhum. É só conectar as memórias e jogar!

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções