[Rumor] Suposta GTX 980Ti surge no Zauba; GPU virá com 6GB de RAM e chip GM200-310

Enquanto muitos estão no aguardo da nova geração da AMD, o que parece estar mais próximo de acontecer é o lançamento de uma nova placa da Nvidia. Apareceu no Zauba, plataforma online de gerenciamento de exportações, uma "placa de vídeo para computador" com 6GB de memória GDDR5, algo que potencialmente pode ser a GeForce GTX 980Ti.

Além da listagem na exportação, começaram a vazar uma série de informações sobre a placa. O chip que será usado, segundo publicação do TechPowerUp, será o GM200-310, uma versão levemente reduzida do GM200 que equipa a GTX Titan X. A primeira redução seria a saída de dois dos multiprocessadores Stream Maxwell (SMM), contando assim com um total de 22 SMMs. As unidades de memórias de texturas (TMU) totalizam 176 (eram 192 na Titan X). Outra redução é na memória dedicada: a GTX 980Ti virá com 6GB GDDR5 com barramento em 384-bit, ao invés dos massivos 12GB da Titan X.

Análise GeForce GTX Titan X

Uma redução deste estilo foi feita na GeForce GTX 970, que vem com um chip GM204 - o mesmo da GTX 980 - mas com alguns SMMs "cortados". O resultado foi uma pequena catástrofe no marketing consolidada pela onipresente piada dos 3.5GB RAM, porém ao mesmo tempo uma das placas melhor avaliadas por aqui, por passar perto do desempenho da GTX 980 por um preço muito competitivo e, como mostram as estatísticas do próprio Steam, se tornou uma das placas mais populares do mercado. Considerando isso, não seria loucura cogitar que a GTX 980Ti conseguiria passar perto do desempenho da Titan X, mas com uns bons 300 dólares a menos no custo.  

Como ainda não foi nem anunciada, é óbvio que não há disponibilidade e preços divulgados. Se for mantido o que aconteceu na geração passada - algo plausível, já que a própria Titan X foi lançada pelo mesmo preço da Titan original - a GeForce GTX 980Ti chegará ao mercado pelo preço de US$ 700.

- Continua após a publicidade -

GM200 original, e possível corte na área em vermelho 

[+update]: Supostos benchmarks liberados no Videocardz mostram que nosso palpite estava acertado, se estes dados forem reais. Apesar de contar com menos SMMs e, por consequência, menos núcleos CUDA e TMUs, a placa não vai passar longe da GTX Titan X, em performance.

- Continua após a publicidade -

{via}Zauba|https://www.zauba.com/import-699-1g600-0030-800-hs-code.html|Wccftech|http://wccftech.com/nvidia-geforce-gtx-980-ti-6gb-gddr5-listed/|TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/212791/nvidia-geforce-gtx-980-ti-launch-imminent.html{/via}

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.