Índice do Artigo

Internet

Rússia ameaça bloquear Google, Facebook e Twitter no país caso não entreguem dados de blogueiros

A Roskomnadzor, agência federal russa que fiscaliza a mídia e a internet no país, enviou um aviso para Google, Twitter e Facebook, dizendo que os serviços correm o risco de serem bloqueados caso eles não cumpram as leis da Rússia. De acordo com o governo russo, as três companhias receberam cartas que pedem para que elas colaborem com as leis que determinam censura a conteúdos que critiquem o presidente Vladmir Putin.

“Em nossas cartas, nós regularmente lembramos [as empresas] das consequências de violar a legislação”, disse o porta-voz da Roskomnadzor, Vadim Ampelonsky. Ele ainda avisou que, por causa da tecnologia de encriptação utilizada por Google, Twitter e Facebook, eles não conseguem bloquear apenas um ou outro blog específico. Por isso, o porta-voz ameaça que o único jeito seria bloquear o acesso a todos os serviços dessas empresas.

A lei do país determina que as empresas entreguem ao governo russo os dados de blogs com mais de 3 mil leitores por dia. Além disso, eles devem tirar do ar sites que incentivem “protestos e agitações não sancionados”. Vale lembrar que Vladmir Putin é um ex-espião da KGB, e no passado já descreveu a internet como um projeto da CIA. De acordo com a legislação da Rússia, esses blogueiros ainda precisam passar por um processo de registro oficial, e ter suas identidades confirmadas por uma agência do governo. 

No ano passado, o Facebook rejeitou os dois únicos pedidos de dados de seus usuários feitos pelo governo russo. Já o Twitter rejeitou 108 pedidos similares. Ao mesmo tempo, as duas redes sociais aceitaram cerca de 80% dos pedidos feitos por autoridades dos EUA, como cortes, polícias e agências da  governo.

{via}Reuters|http://www.reuters.com/article/2015/05/21/us-russia-internet-idUSKBN0O62H220150521{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções