Rússia ameaça bloquear Google, Facebook e Twitter no país caso não entreguem dados de blogueiros

A Roskomnadzor, agência federal russa que fiscaliza a mídia e a internet no país, enviou um aviso para Google, Twitter e Facebook, dizendo que os serviços correm o risco de serem bloqueados caso eles não cumpram as leis da Rússia. De acordo com o governo russo, as três companhias receberam cartas que pedem para que elas colaborem com as leis que determinam censura a conteúdos que critiquem o presidente Vladmir Putin.

"Em nossas cartas, nós regularmente lembramos [as empresas] das consequências de violar a legislação", disse o porta-voz da Roskomnadzor, Vadim Ampelonsky. Ele ainda avisou que, por causa da tecnologia de encriptação utilizada por Google, Twitter e Facebook, eles não conseguem bloquear apenas um ou outro blog específico. Por isso, o porta-voz ameaça que o único jeito seria bloquear o acesso a todos os serviços dessas empresas.

A lei do país determina que as empresas entreguem ao governo russo os dados de blogs com mais de 3 mil leitores por dia. Além disso, eles devem tirar do ar sites que incentivem "protestos e agitações não sancionados". Vale lembrar que Vladmir Putin é um ex-espião da KGB, e no passado já descreveu a internet como um projeto da CIA. De acordo com a legislação da Rússia, esses blogueiros ainda precisam passar por um processo de registro oficial, e ter suas identidades confirmadas por uma agência do governo. 

No ano passado, o Facebook rejeitou os dois únicos pedidos de dados de seus usuários feitos pelo governo russo. Já o Twitter rejeitou 108 pedidos similares. Ao mesmo tempo, as duas redes sociais aceitaram cerca de 80% dos pedidos feitos por autoridades dos EUA, como cortes, polícias e agências da  governo.

{via}Reuters|http://www.reuters.com/article/2015/05/21/us-russia-internet-idUSKBN0O62H220150521{/via}

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.