Nova tecnologia da Oculus VR vai levar expressões faciais do usuário para a realidade virtual

Até o momento, a única funcionalidade de controle que havia sido imaginada para o Oculus Rift era a câmera, naturalmente alterando a visão do mundo virtual de acordo com os movimentos da cabeça do usuário. Mas, agora, ele pode ter ganhado uma novíssima funcionalidade: o controle das expressões faciais do seu avatar, de acordo com as suas próprias.

Associada aos pesquisadores da Universidade da região sul da Califórnia, a Oculus VR está testando uma tecnologia incorporada diretamente ao headset capaz de ler a face do usuário e reproduzi-la no personagem virtual sendo controlado por ele. Isso foi feito colocando-se medidores de tensão na espuma que vai em torno dos olhos para ler a expressão da parte superior do rosto de quem está usando o Oculus Rift. Uma câmera 3D (não muito discreta) acoplada à parte central do headset lê os movimentos da boca e da parte inferior do rosto do usuário.

O líder do projeto, Hao Li, comentou que a tecnologia pode tornar mais atrativo interagir com outras pessoas em mundos virtuais, simulando melhor conversas "cara a cara". O que é interessante, porque não é um uso exclusivo para games e converge com os planos do Facebook em usar a tecnologia para explorar novas maneiras de socialização online.

A nova tecnologia não tem previsão de ser incorporada ao produto final, tendo sido demonstrada apenas para pesquisa. Mas Li não tirou a possibilidade de que não seria difícil um dia levá-la para o mercado.

- Continua após a publicidade -

{via}Engadget | http://www.engadget.com/2015/05/21/facebook-oculus-vr-avatar/?utm_source=Feed_Classic_Full&utm_medium=feed&utm_campaign=Engadget&?ncid=rss_full{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.