Índice do Artigo

PC Games

AMD confirma o lançamento de placas de vídeo para junho e detalha tecnologia de memórias HBM

Chega uma altura que começa a ficar difícil diferenciar o rumor do confirmado, e possivelmente a tão comentada tecnologia HBM (High Bandwidth Memory) nas futuras placas da AMD já esteja nesta área nebulosa. Pois podem passar a régua: a AMD confirmou e agora é oficial que sua próxima geração de placas de vídeo vai introduzir esta tecnologia de memórias mais eficientes. Outra confirmação, da própria CEO Lisa Su, é que veremos a nova geração de placas de vídeo no final deste trimestre, algo em torno de junho.

A HBM

Além de confirmar o lançamento de suas placas, a AMD aproveitou seu encontrou com analistas para entrar a fundo sobre a nova tecnologia. As memórias stacked (empilhadas) com grande largura de banda são uma das grandes apostas da empresa para o futuro da computação. 

O principal objetivo do HBM é evitar os gargalos que serão causados pela GDDR5. Entre os principais problemas da atual tecnologia é seu consumo de energia, seus limites de performance, especialmente em relação a largura de banda, e também o grande espaço que estes módulos de memória ocupam – e a falta de uma evolução neste aspecto, ao longo do tempo.

Empilhar as memórias e inserí-las em pacote, sob um mesmo substrato, trazem outros benefício além da menor área ocupada pelo conjunto. Com apenas um interposer – composto que faz a ligação entre os componentes – e uma distância bastante encurtada entre GPU e os módulos de memórias, temos uma largura de banda muito superior, frequências mais altas e uma eficiência energética maior, chegando a ser 3 vezes superior ao atual padrão GDDR5.

Apesar de algumas coisas começarem a se tornar oficiais, ainda temos algumas lacunas. Não sabemos quais modelos receberão a tecnologia HBM, porém a expectativa é que o recurso esteja limitado aos modelos mais potentes, com os novos chips Fiji, caso de possíveis R9 390 e 390X.  

{via}Forbes|http://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2015/05/06/confirmed-amd-to-launch-new-hbm-equipped-desktop-graphics-cards-by-end-of-june-2015/|Anandtech|http://www.anandtech.com/show/9266/amd-hbm-deep-dive{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções