Software cruza fotos da internet para criar time-lapses

Todos os dias, milhares de fotos tiradas em muitos lugares são levadas para a internet. Para conectar essas imagens e criar uma documentação temporal, o Google e a Universidade de Washington criaram um software que junta imagens de domínio público tiradas no mesmo lugar e faz time-lapses impressionantes, mostrando desde edifícios sendo construídos, até geleiras derretendo.

Chamado de 'Minerador de Time-Lapses', o projeto já conta com um banco de imagens de mais de 86 milhões de fotos, retiradas de sites como Flickr e Picasa. O algoritmo criado pelo Google e a Universidade faz em poucas horas um trabalho que levaria muito tempo para ser feito manualmente.

"Alterações ultra-lentas estão documentadas pelos bilhões de fotos que as pessoas tiram ao longo do tempo. Considerando que, levariam meses ou anos para criar time-lapses como esses, agora podemos criar quase que instantaneamente time-lapses de locais populares da Terra.

- Continua após a publicidade -

- Ricardo Martin-Brualla, David Gallup, Steven M. Seitz , desenvolvedores do projeto

Mesmo sendo bem ágil, o processamento de imagens demora algumas horas. "Um time-lapse com 1000 fotos leva cerca de seis horas para ser computado em uma máquina", dizem os engenheiros. A maior dificuldade enfrentada pelo grupo é escolher um ponto focal para criar o time-lapse, já que as pessoas fotografam o mesmo lugar de vários ângulos diferentes. Veja abaixo um vídeo detalhando o projeto:

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/5/18/8619385/time-lapse-flickr-mining{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.