Carros autônomos do Google começarão testes em estradas abertas

Os carros autônomos do Google estão deixando a fase de testes para começar a serem testados em estradas abertas. A informação vem de uma postagem no blog oficial da empresa, que anunciou que diversos protótipos começarão a rodar nas ruas de Mountain View, na Califórnia, local onde está situada a sede da gigante de tecnologia. O anúncio veio quatro dias após a companhia anunciar que o veículo se envolveu em apenas 11 acidentes em seis anos de testes.

A companhia acredita que o veículo está em um estágio seguro o suficiente para ser testado em público. Após uma publicação da agência de notícias Associated Press sobre os acidentes, o Google justificou que nenhum dos casos teve o carro autônomo como responsável, e que também não houve ferimentos no processo.

Apesar dos testes indicarem altas taxas de sucesso para o projeto do Google, a empresa está tendo dificuldades no aspecto regulamentarístico. As entidades de segurança do trânsito não encontraram maneiras de garantir a proteção dos motoristas e passageiros nos carros autônomos. Além disso, o quesito tecnológico pode atrair a atenção de hackers, acabando com a sensação de segurança de tais veículos através da possibilidade de atentados.

O Google alega que seus veículos já andaram tanto pelas estradas em testes que suas informações computam quase 75 anos de experiência no trânsito. Entretanto, é difícil esperar que tais veículos façam ultrapassagens – a companhia limitou a velocidade dos carros autônomos em 25 mpH (aproximadamente 40 Km/H). Os motoristas também terão acesso à volante, acelerador e freios.

Esta não é a primeira vez que a empresa testa carros sem motoristas em estradas públicas. Anteriormente, o Google testou versões modificadas do esportivo/utilitário Lexus. O diferencial é que estes veículos fazem parte da frota desenvolvida pela companhia. O diretor do projeto, Chris Urmson, alega que o objetivo agora é "avaliar a reação e a interação da comunidade com o automóvel, além de enfrentar desafios únicos de um transporte autônomo, como local onde deve parar e reações em congestionamentos ou obras na estrada".

- Continua após a publicidade -

Confira abaixo o vídeo oficial do lançamento do carro autônomo: 

{via}Wall Street Journal Blogs|http://blogs.wsj.com/digits/2015/05/15/google-is-taking-its-self-driving-cars-to-the-open-road/?mod=WSJBlog{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.