APUs L-Carrizo da AMD apresentarão suporte à tecnologia de compressão HEVC

A AMD informou que sua sexta geração de APUs, prevista para entrar no mercado em breve, receberá suporte à decodificação do formato HEVC. A extensão lida pelas APUs L-Carrizo significa High-Efficiency Video Compression e é utilizada na compressão de conteúdo em HD e Ultra HD para exibição online. A especificação já está sendo aceita por câmeras e dispositivos de vídeo.

Também conhecida como H.265, a extensão foi desenvolvida por entidades de regulamentação internacionais para substituir o padrão H.264 presente nos vídeos atuais. O objetivo desse padrão é aumentar a qualidade das cores e precisão das imagens nos conteúdos HD e Ultra-HD a serem exibidos nos displays atuais. A nova especificação também quer reduzir o tamanho dos arquivos, reduzindo também a banda necessária para o stream online.

Empresas como Amazon, por exemplo, já anunciaram que exibirão conteúdo 4K em HEVC no seu serviço Instant Video. A escolha se deve pelo fato do padrão dobrar a taxa de compressão de imagens no mesmo número de bits, permitindo aos usuários assistirem vídeos de qualidade maior com a quantidade igual de banda-larga.

Nas plataformas para computador, isso era feito até o momento com uma combinação entre hardware e software. Entretanto, a AMD será a primeira empresa que terá um decodificador HEVC dedicado em seus sistemas-em-um-chip, uma solução muito mais eficiente. A performance do H.265 nas APUs L-Carrizo, assim como outros detalhes de sua microarquitetura, foram apresentados no ISSCC 2015

- Continua após a publicidade -

(via AMD Community)

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.