Apple supera Xiaomi e torna-se líder de vendas pela primeira vez na China

Pela primeira vez na história do mercado de smartphones na China, a Apple superou o número de vendas da Xiaomi. Segundo um relatório da International Data Corporation sobre pesquisas de mercado, a empresa americana alcançou 14,7% das vendas no primeiro trimestre do ano, ultrapassando a companhia chinesa, que ficou em segundo lugar com 13,7%. Em terceiro lugar de vendas ficaram a Huawei, seguida da Samsung e Lenovo.

Segundo as informações da IDC, Apple, Xiaomi e Huawei tiveram aumentos nas vendas durante o semestre, ao passo que a Samsung e a Lenovo tiveram quedas substanciais em seus números. Os três primeiros colocados computaram um total de 57,8% do mercado no período de janeiro a março deste ano. 

Devido a sua densidade populacional e o alto envolvimento com tecnologia, o mercado chinês de smartphones é um dos maiores e mais importantes do mundo para as empresas mobile. Essa característica também o torna um dos mais voláteis de todos, com uma competição acirrada a tal ponto que o primeiro lugar nas vendas foi ocupado por quatro diferentes empresas nos últimos cinco trimestres. De todas as empresas citadas, apenas a Huawei não chegou ao topo.

Os dados da IDC também apontam que o mercado mobile chinês apresentou uma contração em comparação ao primeiro trimestre de 2014. De janeiro a março, um total de 98,8 milhões de aparelhos foram enviados, 4,3% a menos que no ano passado. Essa é a primeira queda no setor em aproximadamente seis anos, indicando uma possível saturação após diversos trimestres sequenciais de crescimento acima de 20%. Segundo o diretor da sucursal chinesa da IDC, Wang Jiping, as vendas estão em período de ajustes devido à grandes estoques acumulados como consequência da competição.

{via}TimesOfIndia|http://timesofindia.indiatimes.com/tech/tech-news/Apple-beats-Xiaomi-on-home-turf-becomes-No-1/articleshow/47233631.cms{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.