Brasileiro vence competição de inovação em apps da Intel e leva prêmio de US$ 100 mil

O game SEED, desenvolvido pelo brasileiro Alexandre Ribeiro da Silva, da AnimaGames, é o grande vencedor do Intel RealSense App Challenge, competição patrocinada pela Intle que busca fomentar e capacitar o ecossistema de desenvolvedores em torno da tecnologia Intel RealSense.

A competição foi aberta para dois níveis: Embaixadores, apenas desenvolvedores convidados; e Pioneiros, novos desenvolvedores inscritos via site da competição. Os dois níveis contemplaram cinco categorias: Interação natural, Aprendizagem, Colaboração, Games (Grand Prize Embaixador) e Inovação aberta (Grand Prize Pioneiro). Com a vitória na categoria embaixadores (onde apenas programadores convidados participam), Alexandre levou o prêmio de US$ 100 mil.

SEED, o grande vencedor da competição, é um game intuitivo em que o jogador precisa guiar uma semente na sua jornada para reflorestar uma terra devastada. Os gestos para as ações do jogo foram criados a partir de uma pesquisa que o desenvolvedor realizou entre os participantes da Campus Party. 

 Â“Nos dedicamos a criar um jogo intuitivo e inteligível em qualquer lugar do mundo. Os gestos são bastante simples. Buscamos entender como as pessoas representariam a chuva com gestos, por exemplo, e assim usamos a informação mais frequente. Além disso, a customização do app para usar as funcionalidades do Real Sense foi cuidadosamente pensada e desenvolvida por nós”, comenta Alexandre. “Até por isso, o processo de integração foi bem rápido, fácil e simples. O SDK ajudava bastante”.

- Continua após a publicidade -

O prêmio também reflete o trabalho da Intel Brasil no desenvolvimento da comunidade local de desenvolvedores e empreendedores do mercado de software. Com o Intel Developer Zone, a companhia fornece um único ponto de acesso a ferramentas, comunidades e recursos essenciais para o sucesso no mercado. O foco do programa é ajudá-los a conhecer e abraçar novas tecnologias e maximizar os esforços de desenvolvimento para diversos formatos, plataformas e sistemas operacionais. A AnimaGames é uma das empresas integrantes do programa de Parceiros de software Intel.

Além de SEED, outros dois apps de brasileiros estão na lista final de premiados: Fusion 4D, de Keila Matsumura, ficou em segundo lugar na categoria Interação Natural; e HTMA (Hand Tremor Measurement Application), de Mauro Pichiliani, é o segundo colocado na categoria Inovação aberta. Ambos os projetos concorreram no nível Embaixador.

O RealSense é uma iniciativa da Intel para criar e expandir um ecossistema de desenvolvedores que utilizem a interação por gestos em seus aplicativos e interfaces. A câmera do RealSense é capaz de ações como reconhecimento facial e rastreamento dos movimentos, e os planos da Intel incentivar fabricantes de PCs, all-in-ones e notebooks a incorporar esta tecnologia em seus computadores.

Abaixo, a lista completa dos vencedores, em todas as categorias:

GAMES

- Continua após a publicidade -

Primeiro Lugar

SEED, Alexandre Ribeiro da Silva, Brasil

Embaixador

US$ 100 mil

MYSTERY OF MANSION RAVENOUS, Cyrus Lum, Estados Unidos 

Pioneiro

US$ 50 mil

Segundo Lugar

OMBRE FABULA, Felix Herbst, Alemanha

Embaixador

US$ 20 mil

DRILL SARGEANT SIMULATOR, Silviu-Tudor Serban, Romênia

Pioneiro

US$ 10 mil

LOOK BUSY !, Jacob Pennock, Estados Unidos

Pioneiro

US$ 10 mil

INOVAÇÃO ABERTA

Primeiro Lugar

ORTHOSENSE, Vangos Pterneas, Reino Unido 

Pioneiro

US$ 10 mil

Segundo Lugar

HAND TREMOR MEASUREMENT APPLICATION, Mauro Pichiliani, Brasil

Embaixador

US$ 20 mil

LAW ENFORCEMENT COMPUTER VISION, Travis Reddy, Austrália

Pioneiro

US$ 10 mil

POSTURE MONITOR, Jaka Jaksic, Estados Unidos

Pioneiro

US$ 10 mil

DRACOX DIMENSION FIGHTER, Yunfan Lin, China

Embaixador

US$ 20 mil

INTERAÇÃO NATURAL

Primeiro Lugar

-

-

-

Segundo Lugar

FUSION 4D, Keila Matsumura, Brasil

Embaixador

US$ 20 mil

REMONOID, Boris Haimov, Israel

Pioneiro

US$ 10 mil

OPECT3D FOR REALSENSE, Shinji Chiba, Japão

Pioneiro

US$ 10 mil

APRENDIZAGEM

Primeiro Lugar

-

-

-

Segundo Lugar

LETÂ’S GROW STRAWBERRIES, Mingjun Xu, China

Pioneiro

US$ 10 mil

ZEN WORLD, Wenying Jia, China

Embaixador

US$ 20 mil

FABULA, Garibaldy Mukti, Indonésia

Embaixador

US$ 20 mil

INGENIUM, John Blackwell, Estados Unidos

Pioneiro

US$ 10 mil

COLABORAÇÃO

Primeiro Lugar

VIRTUAL 3D VIDEO MAKER, Lee Bamber, Reino Unido 

Embaixador

US$ 50 mil

Segundo Lugar

HYPERFINGER, Jerry Chen, Canadá

Embaixador

US$ 20 mil

EVOZON COLLECTHIVE (MOOD FLUX), Claudio Cretu, Romênia

Pioneiro

US$ 10 mil

EMOTIONAL DECORATION, Volodymyr Shymanskyy, Ucrânia

Pioneiro

US$ 10 mil

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.