Fixstars anuncia primeiro SSD de 6TB do mundo

O primeiro Solid State Drive (SSD) do mundo com 6TB, o Fixstars SSD-6000M, já está disponível para clientes nos Estados Unidos, com prazo de chegada no final de julho. Segundo a Fixstars, que anunciou o SSD de 2,5" na última quinta-feira (07), alegando ser o dispositivo SATA com maior capacidade do mundo em seu tamanho, medindo 2,5 polegadas. O dispositivo utilizará memória flash de 15nm, velocidades de leitura em 540MB/s e de gravação em 520MB/s.

A empresa declarou que o controlador possui um desempenho muito similar ao do SSD-3000M nos quesitos de performance de entrada/saída durante seu funcionamento. As aplicações no qual o novo hardware se mostrou mais eficiente até o momento envolvem gravações de vídeo, renderização de imagens médicas, análise de big data, aplicações industriais e infraestrutura de rede.

Segundo análise do SlashGear, o principal diferencial do SSD-6000M está na relação entre tamanho e performance. Isso porque SSDs com 4 e 8TB já estão no mercado, entretanto são utilizados em servidores ou estruturas de clusters. Um SSD de 6TB com apenas 2,5 polegadas torna-se aplicável para o consumidor comum, embora este não seja o foco no momento. Segundo a Fixstars, o dispositivo está direcionado aos setores que necessitam de armazenamento sequencial de informações.

O SSD-6000M expande a linha de produtos da empresa. O presidente da companhia, Satoshi Miki, afirma que o SSD é capaz de competir com HDs topo-de-linha e demais armazenamentos para data centers. A Fixstars está voltando-se agora para o mercado estadunidense, apresentando seus SSDs de 1 e 3 TBs. O novo produto, no entanto, ainda não possui preço definido, permitindo apenas a reserva para aquisição. 

{via}Phys.org|http://phys.org/news/2015-05-fixstars-six-terabyte-solid-state.html{/via}

Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.