Índice do Artigo

Confira o unboxing da GTX 980 comemorativa da ASUS

Para comemorar 20 anos de produção de placas gráficas, a ASUS está lançando uma edição limitada da Nvidia GeForce GTX 980. Esta versão da placa de vídeo é a mais rápida presente no mercado, e conta com um design exclusivo para demonstrar o quanto este marco é essencial na história da empresa. Hoje, iremos apresentar todos os conteúdos presentes nesta edição de colecionador:

 

Na caixa, você encontrará os itens indispensáveis, como os cabos de força, disco de software e guia de instalação. Além da GPU, nesta caixa também existe um super mousepad comemorativo de 20 anos.

A atração principal vem na forma de uma Nvidia GTX 980 nas cores preto e dourado, contando com tecnologias exclusivas da ASUS. Todas as portas e o backplate são dourados, tornando esta placa de vídeo o componente ideal para um mod dourado/amarelo, ou para adicionar um toque de charme no seu build.

No seu interior está a segunda geração de microarquitetura da Nvidia, a Maxwell (GM204), até o momento conhecida como sua mais poderosa e eficiente. Esse produto vem com overclock de fábrica e roda em 1.431MHz, 18% a mais que o 1,178MHz do modelo de referência. Além da velocidade de clock, a GPU utiliza 4GB de GDDR5 operando à 7.012MHz em um memory bus de 256-bit. As saídas para display estão disponíveis em DVI, HDMI 2.0 e três portas DisplayPort 1.2, com quatro das opções podendo ser utilizadas simultaneamente.

Na lateral, é possível observar a logo de aniversário de 20 anos, que ao mesmo tempo é um display para indicar a carga da GPU: azul corresponde à carga leve, laranja corresponde à média, vermelha para pesada e verde para modo de segurança. Ao apertar o botão “Clear VBIOS”, as configurações padrão da placa serão restauradas, para você poder fazer o overclock com confiança. As proporções da placa estão em 28,7 x 13,7 x 4,6 cm.

 

A edição dourada é arquitetada com tecnologias exclusivas, como o heatsink DirectCU II, que oferece dissipação de calor 15% maior e com três vezes menos ruído do que o design de referência. Esse produto incorpora um fan da CoolTech para resfriamento multi-direcional, tornando essa uma placa excepcionalmente silenciosa mesmo em alta performance. Os recursos combinados permitem o funcionamento em 0dB sem a necessidade de resfriamento líquido. O heatsink está pintado de preto, enquanto a parte traseira do PCB é dourada em metal escovado – material que ajuda na distribuição de calor.

 

Mesmo que a ASUS já tenha aplicado o overclock de fábrica no produto, essa placa ainda possui um enorme potencial a ser explorado. Ao baixar e instalar o GPU Tweak, diversas configurações poderão ser editadas para explorar o desempenho da GTX 980. Além disso, os conectores de força gêmeos de 8 pinos tem indicadores LED em cada um para mostrar se estão plugados corretamente.

A GPU de 2.048MHz e memória é alimentada pelo VRM DIGI+ com um design energético de 14 fases. Chokes de concreto, MOSFETs endurecidos e capacitores metálicos japoneses, operando em conjunto, trazem 30% menos barulho por execução, 20% maior resistência ao calor e cinco anos a mais de duração em comparação aos componentes comuns. Todas estas tecnologias e componentes oferecem estabilidade, operação em silêncio e ainda mais potencial de overclocking.

Aos que utilizam nitrogênio líquido, simplesmente solde os cabos VGA e encurte os pontos disponíveis para permitir o uso do material, então plugue um cabo de energia molex de 4 pinos para usar o descongelador de memória. Quando lidar com overclocking abaixo de zero, isso impedirá que a memória congele, evitando a necessidade de insulação em excesso.

 

Além de tudo, a placa é compatível com as pontes ROG SLI da ASUS, permitindo a combinação de desempenho de duas GPUs Nvidia. Já imaginou utilizar duas GTX 980 para rodar os jogos de última geração?

(via ASUS ROG)

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções