NSA tem um programa de espionagem que literalmente se chama Skynet

Sempre que surge um sistema de inteligência artificial com alguma nova capacidade impressionante, uma piada recorrente no mundo geek é dizer que "essa vai ser a Skynet", fazendo alusão ao programa da série de filmes Exterminador do Futuro que, com uma I.A. avançadíssima, torna-se consciente e se volta contra a humanidade. A Agência de Segurança Nacional dos EUA, a NSA, usa um programa que não é tão inteligente, mas que foi batizado com o mesmo nome infame.

A Skynet do mundo real é um programa de vigilância que usa metadados do celular das pessoas cadastradas no grupo de risco para rastrear sua atividade de chamadas e localizá-las. Quando uma pessoa é suspeita de envolvimento com terroristas, a NSA busca por comportamentos suspeitos no uso do celular, como trocar muito de aparelho e apenas receber chamadas. Ahmad Muaffaq Zaidan, proeminente jornalista da rede Al Jazeera, chegou a ser investigado pela Skynet. A NSA suspeitou do seu envolvimento com terroristas por ele emplacar entrevistas com importantes líderes da Al Qaeda, inclusive com Osama Bin Laden, na época em que o terrorista ainda vivia e comandava o grupo.

Quem passou as informações sobre a Skynet, mais uma vez, foi Edward Snowden, que no ano passado revelou também um outro programa da NSA, o MonsterMind. Este não leva um nome presente na franquia dos filmes do Exterminador do Futuro, mas tem um comportamento bem mais parecido com a inteligência artificial maligna da ficção.

O MonsterMind foi criado para detectar e neutralizar instantaneamente ataques digitais vindos de fora aos EUA. Ele detectaria tráfego anômalo ou malicioso, "agindo" automaticamente para identificar o ataque e bloqueá-lo. Segundo Snowden, o MonsterMind poderia ser programado para também "contra-atacar" imediatamente, sem intervenção humana, a fim de neutralizar futuros ataques. Esse tipo de retaliação automática, se fosse levada ao mundo físico, não deixaria em nada a desejar a Skynet dos filmes.

- Continua após a publicidade -

{via}Wired | http://www.wired.com/2015/05/nsa-actual-skynet-program/{/via}

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.