Índice do Artigo

Segurança

NSA tem um programa de espionagem que literalmente se chama Skynet

Sempre que surge um sistema de inteligência artificial com alguma nova capacidade impressionante, uma piada recorrente no mundo geek é dizer que “essa vai ser a Skynet“, fazendo alusão ao programa da série de filmes Exterminador do Futuro que, com uma I.A. avançadíssima, torna-se consciente e se volta contra a humanidade. A Agência de Segurança Nacional dos EUA, a NSA, usa um programa que não é tão inteligente, mas que foi batizado com o mesmo nome infame.

A Skynet do mundo real é um programa de vigilância que usa metadados do celular das pessoas cadastradas no grupo de risco para rastrear sua atividade de chamadas e localizá-las. Quando uma pessoa é suspeita de envolvimento com terroristas, a NSA busca por comportamentos suspeitos no uso do celular, como trocar muito de aparelho e apenas receber chamadas. Ahmad Muaffaq Zaidan, proeminente jornalista da rede Al Jazeera, chegou a ser investigado pela Skynet. A NSA suspeitou do seu envolvimento com terroristas por ele emplacar entrevistas com importantes líderes da Al Qaeda, inclusive com Osama Bin Laden, na época em que o terrorista ainda vivia e comandava o grupo.

Quem passou as informações sobre a Skynet, mais uma vez, foi Edward Snowden, que no ano passado revelou também um outro programa da NSA, o MonsterMind. Este não leva um nome presente na franquia dos filmes do Exterminador do Futuro, mas tem um comportamento bem mais parecido com a inteligência artificial maligna da ficção.

O MonsterMind foi criado para detectar e neutralizar instantaneamente ataques digitais vindos de fora aos EUA. Ele detectaria tráfego anômalo ou malicioso, “agindo” automaticamente para identificar o ataque e bloqueá-lo. Segundo Snowden, o MonsterMind poderia ser programado para também “contra-atacar” imediatamente, sem intervenção humana, a fim de neutralizar futuros ataques. Esse tipo de retaliação automática, se fosse levada ao mundo físico, não deixaria em nada a desejar a Skynet dos filmes.

{via}Wired | http://www.wired.com/2015/05/nsa-actual-skynet-program/{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções