Sonho de Carl Sagan, nave movida apenas por energia solar vai se tornar realidade

No distante ano de 1976, o lendário astrônomo Carl Sagan teve a ideia de criar uma espaçonave que nada mais é que uma espécie de "veleiro solar". Isso porque a nave utiliza a radiação do Sol para se locomover através do Sistema Solar, de maneira muito similar com a que um barco a velas usa o vento.

A Terra está completando sua 40ª volta ao redor do Sol desde então, e o sonho de Sagan está muito próximo de se realizar. A responsabilidade por tirar a ideia do papel é da Sociedade Planetária, que tem Carl Sagan entre seus fundadores. Dedicada a explorar o Sistema Solar, a organização não-governamental e sem fins financeiros possui por volta de 40 mil membros, distribuídos por cerca de 100 países.

O primeiro voo teste da espaçonave, que se chama LightSail, está marcado para o dia 20 de maio. Dessa vez, ela não vai voar alto o suficiente para poder utilizar a energia do Sol, mas o sucesso desse experimento abrirá caminho para o verdadeiro teste da tecnologia, que está marcado para abril de 2016.

- Continua após a publicidade -

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/05/07/lightsail-test-flight-may-20/|Washington Post|http://www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2015/05/06/a-fantastic-idea-carl-sagan-showed-johnny-carson-in-1976-is-about-to-become-reality/{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.