Rumor sugere Playstation 4 com IBM Power 7

Segundo informações do site FGNOnline, a Sony jÁ se decidiu quanto às especificações técnicas que estarão presentes na arquitetura da CPU do Playstation 4. O portal exclusivamente informou que o console, supostamente a ser lançado mundialmente no final de 2012, virÁ com um IBM POWER7, chip ainda em fase de desenvolvimento nas oficinas de tecnologia computacional da IBM.



As especificações do processador IBM POWER7, segundo o site Electronista.com, são:

- Dimensão de 45 nm
- Velocidade de clock de 4,04 GHz
- MÁximo 2 chips por módulo multi chip
- 4, 6 ou 8 núcleos por chip
- 4 threads por core
- VMX núcleo capaz
- 32 MB on-die, cache L3, compartilhado por todos os núcleos
- Cache é implementado no eDRAM (em vez de SRAM)
- MÁximo 517,1 GFLOPS por módulo
- MÁximo 258,6 GFLOPS por chip
- MÁximo 32,3 GFLOPS por núcleo

Em outras palavras, o novo chip tem como destino o uso em servidores IBM AIX Unix, suportando o sistema da IBM e qualquer outra distribuição Linux nativamente ou em um código de tradução binÁria x86. A principal novidade é o aumento no número de núcleos, além de melhorias de desempenho por núcleo: agora hÁ 8 deles, todos capazes de processar quatro tarefas simultaneamente, o que reduz significantemente os tempos de espera.



A largura de banda foi aumentada, através de dois controladores de memória DDR3 que conseguem atingir um total de 100 Gbps em transferências prolongadas por chip. HÁ, ainda, 32 MB de cache L3 no meio de cada chip.

Esse mesmo cache L3 é também o primeiro em processador comercial a usar "embedded DRAM" (eDRAM), ou "DRAM embutida", que requer um transístor por dispositivo, bem menos que o tradicional "static RAM" (SRAM), ou "RAM estÁtica", que requer seis transístores, apesar de ser mais rÁpido e requerer menos ventilação.

O consumo de energia também diminuiu através de uma melhoria no modo de suspensão, que deixa o chip com somente o necessÁrio ligado. E para aumentar a confiabilidade, a IBM usou o chipkill X8 com código de correção de 64 bytes. Partições importantes do sistema podem ser ainda espelhadas, assim como em uma configuração RAID 1.

Os processadores POWER7 chegarão aos primeiros servidores em meados de 2010. A Sony ainda não se pronunciou sobre as especificações oficiais e da data de lançamento do Playstation 4.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.