Rockstar esclarece que ninguém foi banido de GTA V no PC por uso de mods no single player

Em uma sessão de perguntas e respostas com usuários, a Rockstar se pronunciou oficialmente sobre a polêmica dos banimentos de usuários em "Grand Theft Auto V" quanto ao uso de mods na versão PC do game.

Segundo a produtora e ao contrário do que foi noticiado, ninguém foi banido do jogo e nem mesmo foi rebaixado à posição de trapaceiro (cheater) perante à ampla comunidade do jogo. E a proibição dos mods na porção online de "GTA V" é uma jogada para evitar quaisquer problemas ou desvantagens durante as partidas. 

Sempre apreciamos os esforços criativos da comunidade modder do PC e sempre lembramos carinhosamente dos mods "GTA IV" no PC [...] Para esclarecer, a política de mods na nossa licença não mudou e permanece a mesma adotada para "GTA IV".

As atualizações recentes para "GTA V" tiverem um efeito inesperado em tornar algumas partes da campanha solo injogável. Isso não foi intencional, ninguém foi banido por ter usado mods no single player, e vocês não deveriam se preocupar em serem banidos ou serem rebaixados à categoria de trapaceiros por usarem mods na campanha.

Nossa prioridade em proteger "GTA ONLINE" das modificações é para evitar desvantagens para os jogadores, quebrar o gameplay e evitar sofrimento. E levando em conta que mods são, por definição, não autorizados, eles também podem quebrar em virtude das atualizações ténicas, causar instabilidade ou afetar o seu jogo de muitas maneiras imprevistas.

- Continua após a publicidade -


Considerando a declaração da Rockstar, é recorrente assumir que a produtora suporta o uso de modificações na porção offline do jogo (a campanha). Em contrapartida, não deixa exatamente claro que tipos de riscos existem caso os mods sejam usados no multiplayer online.

Por isso, se estiver usando modificações no single player, lembre-se desinstalá-las antes de partir para a "zoeira infinita" em rede, mesmo que não vá usá-las durante as jogatinas.

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.