Índice do Artigo

Hardware

Hugo Barra, da Xiaomi, é contra cartões microSD em smartphones e diz que eles irão "desaparecer"

Uma das características do novo smartphone da Samsung que mais chamou a atenção (por bem ou por mal) foi a ausência de um slot para cartão microSD. Hugo Barra, vice-presidente da Xiaomi concorda com a decisão de não incorporar a possibilidade de expansão da memória no Galaxy S6 e vai além, afirmando que a tendência é que “os cartões SD vão desaparecer”.

Segundo Barra, cartões microSD são “incrivelmente inclinados a falhas e mal-funcionamento de vários tipos diferentes”, além do fato do mercado sofrer com muitos SDs falsificados, que são menos confiáveis ainda. O maior problema com isso, para uma empresa, é que quando o smartphone começa a mostrar problemas de funcionamento, o cartão microSD vai ser o último motivo a ser lembrado pelo usuário. 

Você pensa que está comprando tipo um Kingston ou um SanDisk, mas na verdade você não está, e eles têm qualidade extremamente ruim, eles são devagar, eles, às vezes, apenas param de funcionar, e dão às pessoas um enorme número de problemas, apps travando o tempo todo, usuários perdendo dados, um monte de reclamações e frustrações do consumidor. Vai levar um tempo antes de você finalmente aceitar que talvez a razão dele (o smartphone) não estar tendo boa performance é porque você pôs um SD card, certo? Você vai culpar o celular, você vai culpar a fabricante, você vai gritar e berrar e tentar consertar ele de tantas maneiras diferentes até que você vai dizer: 'Aliás, deixa eu só tirar o cartão SD e ver o que acontece.

Outro argumento feito por Barra é que não vale a pena sacrificar uma melhor capacidade de bateria, ergonomia e estética para incorporar o armazenamento expansível. 

A Xiaomi, entretanto, ainda fabrica dispositivos com a presença do slot para microSD, como é o caso do Redmi (mostrado acima). Mas isso é para aparelhos de menor custo, que buscam ser mais econômicos ainda com apenas 8GB de armazenamento, o que acaba tornando necessária a possibilidade de se expandir a memória.

Xiaomi no Brasil: A conversa de Hugo Barra sobre o destino dos cartões microSD aconteceu com um repórter do Engadget no evento de lançamento do Mi 4i. Aproveitando o papo, o executivo informou também que a já anunciada chegada da Xiaomi ao nosso país está realmente próxima. O anúncio do primeiro smartphone da fabricante por aqui deve acontecer em semanas. 

{via}Engadget | http://www.engadget.com/2015/05/06/hugo-barra-xiaomi-microsd-battery-mi-4i/?utm_source=Feed_Classic_Full&utm_medium=feed&utm_campaign=Engadget&?ncid=rss_full{/via} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções