Estudo da Google revela mais de 5 milhões de usuários infectados com adware

A Google divulgou nessa semana os resultados de uma pesquisa realizada no ano passado, a fim de descobrir até onde vai o alcance dos adwares, os programas "intrusos" que injetam propaganda nos sites pelos quais o usuário infectado navega. A gigante da tecnologia concluiu que pelo menos 5% das pessoas que visitam os seus sites são vítimas dos programas maliciosos.

A porcentagem representa mais de 5 milhões de IPs diferentes e, segundo o estudo, este número tende a ser, na verdade, bem maior, uma vez que alguns programadores de adware são espertos o suficiente para não deixar seus "caça-níqueis" funcionarem em sites de grandes empresas, para dificultar sua detecção.

Só o Superfish, centro recente de uma polêmica envolvendo computadores da Lenovo que vinham instalados com o adware, foi encontrado em mais de 3,7 milhões de acessos. A fabricante de PCs prometeu que não está mais pré-instalando o programa em seus dispositivos, mas parece que isso não diminuiu muito a sua "epidemia". Outros dos programas que apareceram bastante na pesquisa da Google foram o Jollywallet, o Crossrider e o Netcrawl.

Adwares geralmente são instalados no computador pelo próprio usuário que acaba sendo induzido a aceitá-los por instaladores confusos que induzem ao erro. É o caso, por exemplo, do minerador de bitcoins sendo instalado junto com uma versão recente do uTorrent, que era aceito pelos usuários por falta de uma clareza na explicação do instalador.

- Continua após a publicidade -

{via}Info | http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2015/05/pesquisa-do-google-descobre-que-5-dos-pcs-de-seus-usuarios-estao-infectados-com-adwares.shtml{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.