Apple estaria interessada em usar o iPhone para facilitar testes de DNA

Parece que a Apple agora tem um novo objetivo para o ResearchKit, a plataforma de pesquisa médica do iPhone. De acordo com o MIT Technology Review, a empresa estaria colaborando com pesquisadores dos EUA para lançar aplicativos que facilitariam a vida dos donos de smartphones da Apple na hora de fazer testes de DNA.

Os apps seriam baseados no ResearchKit, plataforma de softwares anunciada em março pela Apple, que tem como objetivo ajudar hospitais e cientistas a realizar estudos médicos com o uso de iPhones. É possível utilizá-la para desenvolver aplicativos que, por sua vez, vão se aproveitar dos sensores do smartphone para realizar diagnósticos médicos.

"A Apple lançou o ResearchKit e recebeu uma resposta fantástica", analisa Gholson Lyon, geneticista do Cold Spring Harbor Laboratory, que não está envolvido nos estudos. "O próximo – e mais óbvio – passo é coletar DNA".

Os primeiros cinco aplicativos lançados para o ResearchKit alcançaram milhares de participantes em apenas alguns dias. Entre eles está o mPower, que registra sintomas do mal de Parkinson, e o Breast Cancer: Share the Journey, que ajuda em pesquisas sobre os efeitos colaterais do tratamento de câncer de mama, como fatiga, mudanças de humor e problemas no sono – que muitas vezes persistem mesmo depois do término do tratamento ativo.

Como era de se esperar, a Apple não comentou os rumores. Mas é possível que os aplicativos de pesquisa sobre DNA apareçam mais cedo do que se espera. Isso porque a Apple estaria coordenando estudos com o uso de aplicativos em conjunto com o Mount Sinai Hospital, de Nova Iorque, e a UC San Franscisco. A ideia é que eles estejam prontos até a Worldwide Developer Conference, que acontece no começo de junho.

- Continua após a publicidade -

{via}MIT Technology Review|http://www.technologyreview.com/news/537081/apple-has-plans-for-your-dna/?utm_campaign=socialsync&utm_medium=social-post&utm_source=twitter|Engadget|http://www.engadget.com/2015/05/06/apple-dna-collaboration/{/via}

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.