Tesla quer ser o backup elétrico de sua casa com a bateria Powerwall

A Tesla, famosa por conta de sua linha de carros elétricos Tesla Motors, anunciou a entrada em um novo segmento: baterias domésticas. O plano ambicioso de Elon Musk é mudar a forma como as residências lidam com o uso da energia elétrica, armazenando-a na Powerwall.

Com quase 100 kg e medindo 130 x 86 x 18 cm, a bateria é capaz de armazenar 7 ou 10 kWh, dependendo do modelo. Com vida útil de 10 anos, a Powerwall pode manter diversos eletrônicos ativos ao longo do dia, como uma geladeira (4.8 kWh de consumo por dia) ou máquina de lavar roupas (2.3 kWh de consumo por lavagem). Como base de comparação, o consumo médio das residências brasileiras pode chegar a 10 kWh por dia, no verão.

O principal conceito da Powerwall é usar a energia de forma mais inteligente. A bateria é capaz de se carregar durante horários onde a energia elétrica tem menor custo, e nos momentos de pico de consumo - onde a conta é mais cara - a casa utilizaria a energia armazenada.  Outra possibilidade é o uso em países em desenvolvimento, com dificuldade de acesso a este recurso básico. As moradias podem aproveitar recursos renováveis, como a luz solar, para carregar a bateria e utilizá-la ao longo do dia.


Produção de luz solar (amarelo) e picos de consumo doméstico (azul)

A Powerwall está em pré-venda, com custo de US$ 3 mil para a versão com 7kWh e US$ 3.5 mil para a bateria com 10 kWh. É possível combinar até 9 unidades da Powerwall, com uma reserva total de 90 kWh.

- Continua após a publicidade -

{fonte}Tesla|http://www.teslamotors.com/powerwall{/fonte}

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.