Artista cria estátuas de bronze em tamanho real para homenagear Snowden, Assange e Manning

O escultor italiano Davide Dormino, amparado por ativistas e membros do Partido Verde alemão, mostrou pela primeira vez em Berlim sua mais recente obra: três estátuas de bronze, em tamanho real, de Edward Snowden, Julian Assange e Chelsea Manning (nascida Bradley Manning). O artista considera os três "heróis que perderam sua liberdade pela verdade".

O projeto ganhou o nome "Anything To Say?" (algo a dizer?) e vai levar as estátuas para um tour mundial, o que, como aponta a reportagem do Euronews, é mais movimento do que as pessoas que as inspiraram podem ter atualmente.

Edward Snowden ficou famoso por vazar documentos secretos que mostravam o alcance e a profundidade que a vigilância da NSA tinha, inclusive em cidadãos norte-americanos. Julian Assange é o homem por trás do WikiLeaks, plataforma conhecida mundialmente como endereço número um para vazamentos de documentos secretos de governos em todo o planeta. Chelsea Manning, por exemplo, passou documentos militares dos EUA para essa plataforma. Tanto Snowden quanto Assange estão asilados correndo risco de extradição e julgamento sob leis norte-americanas. Manning está presa, enfrentando uma sentença de 35 anos.

{via}Euronews | http://www.euronews.com/2015/05/01/snowden-assange-and-manning-statues-unveiled-in-berlin/{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.