Índice do Artigo

Notícias

Mesmo com menos performance, Snapdragon 808 bate 810 em testes por conta do aquecimento

Ao lançar o G4, um dos principais questionamentos à sul-coreana foi a opção pelo SoC Qualcomm Snapdragon 808, ao invés do topo de linha 810 utilizado pelos concorrentes e inclusive por ela própria no G Flex 2. Com rumores prévios ao lançamento indicando um possível superaquecimento no Snapdragon 810, a principal suspeita sobre o motivo desta escolho era justamente este problema no chip topo de linha da Qualcomm.

Queda livre da frequência do 810 (linha vermelha) ao longo do teste 

De acordo com testes do Ars Technica, o chip 810 apresenta um pouco mais de performance que o 808, porém diferença é revertida ao longo do teste e a vantagem passa a ser amplamente do chip mais leve. O motivo seria o excessivo throttling da CPU ao longo dos testes, recurso onde o processador reduz frequência e consumo de energia, muitas vezes para evitar superaquecimento do sistema. Enquanto o Snapdragon 808 do G4 é muito mais consistente, o chip 810 presente no G Flex 2 apresenta uma queda acentuada em seu desempenho ao longo do teste.

LG G4 aquecido (hot) tem ampla vantagem frente ao G Flex 2 após aquecimento (hot) 

 

O resultado é bastante evidente. No início o Snapdragon 810 fica na vantagem, porém depois de um tempo, e inevitável aquecimento, o chip 810 tem uma perda de desempenho na casa dos 50%, enquanto o 808 “segue firme” mesmo após aquecer.

O que isto representa no uso cotidiano? Pouca coisa. Dificilmente você vai fazer tanto o 808 quanto o 810 operarem em 100% por longos períodos abrindo e-mail ou navegando na internet. Em games pesados, porém, esta diferença na consistência dos SoCs pode trazer um impacto bastante negativo para o topo de linha.

{via}Ars Technica|http://arstechnica.com/gadgets/2015/04/30/qualcomms-snapdragon-808-doesnt-get-so-hot-under-the-collar/{/via} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções