Mesmo com menos performance, Snapdragon 808 bate 810 em testes por conta do aquecimento

Ao lançar o G4, um dos principais questionamentos à sul-coreana foi a opção pelo SoC Qualcomm Snapdragon 808, ao invés do topo de linha 810 utilizado pelos concorrentes e inclusive por ela própria no G Flex 2. Com rumores prévios ao lançamento indicando um possível superaquecimento no Snapdragon 810, a principal suspeita sobre o motivo desta escolho era justamente este problema no chip topo de linha da Qualcomm.

Queda livre da frequência do 810 (linha vermelha) ao longo do teste 

De acordo com testes do Ars Technica, o chip 810 apresenta um pouco mais de performance que o 808, porém diferença é revertida ao longo do teste e a vantagem passa a ser amplamente do chip mais leve. O motivo seria o excessivo throttling da CPU ao longo dos testes, recurso onde o processador reduz frequência e consumo de energia, muitas vezes para evitar superaquecimento do sistema. Enquanto o Snapdragon 808 do G4 é muito mais consistente, o chip 810 presente no G Flex 2 apresenta uma queda acentuada em seu desempenho ao longo do teste.

LG G4 aquecido (hot) tem ampla vantagem frente ao G Flex 2 após aquecimento (hot) 

 

- Continua após a publicidade -

O resultado é bastante evidente. No início o Snapdragon 810 fica na vantagem, porém depois de um tempo, e inevitável aquecimento, o chip 810 tem uma perda de desempenho na casa dos 50%, enquanto o 808 "segue firme" mesmo após aquecer.

O que isto representa no uso cotidiano? Pouca coisa. Dificilmente você vai fazer tanto o 808 quanto o 810 operarem em 100% por longos períodos abrindo e-mail ou navegando na internet. Em games pesados, porém, esta diferença na consistência dos SoCs pode trazer um impacto bastante negativo para o topo de linha.

{via}Ars Technica|http://arstechnica.com/gadgets/2015/04/30/qualcomms-snapdragon-808-doesnt-get-so-hot-under-the-collar/{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.