[Rumor] Processadores para desktops com 8 núcleos Zen chegam em 2016; socket será o FM3

Um slide vazado na internet mostra supostos planos da AMD para sua nova linha de processadores equipada com os núcleos Zen. Com litografia em 14 nanômetros, estas novas CPUs utilizarão o socket FM3 - ou seja, não mais o AM3+ - e contarão com produtos que vão desde modelos dual-core e quad-core para formatos compactos com conexões BGA e com chips SoC, chegando até modelos de mais performance para desktops.

Para os computadores convencionais existirão duas linhas. O segmento mainstream de PCs e all-in-one será coberto por processadores condinome "Bristol Ridge", APUs que contam com até quatro núcleos, gráficos GCN de nova geração e suporte a tecnologias como HSA 1.0, AMD True Audio e AMD Secure. O segmento de alto desempenho será atendido pelos chips "Summit Ridge", composto por processadores com até oito núcleos Zen e voltados para computadores de alta performance, substituindo os atuais modelos da linha FX. Tanto o Britsol Ridge quanto o Summit Ridge utilizarão a conexão FM3, ou seja, poderão ter o processador trocado facilmente pelo usuário.

Na área de mobilidade, os novos chips que atenderão o segmento de baixo consumo, como tables e notebooks ultrafinos, serão as APUs "Styx", com até dois núcleos K12, gráficos de nova geração GCN e também suporte ao HSA 1.0 e o AMD Secure. Estes SoCs terão consumo de aproximadamente 2W.

- Summit Ridge - PCs de alta performance - FM3
- APUs Bristol Ridge - Computadores Mainstream, all-in-one - FM3
- APUs Bristol Ridge - Notebooks de alto desempenho - FP4 BGA
- APUs Basilisk - PCs básicos e compactos, noteoboks mainstream - FT4 BGA
- APUs Styx - Modelos ultracompactos e tablets - FT4 BGA

- Continua após a publicidade -

Para mais performance haverá os chips "Basilisk" com até dois núcleos Zen, gráficos GCN e consumo na casa dos 5 a 15W, focados em notebooks mainstream e computadores mais compactos. Notebooks de maior desempenho e utilizarão uma variante dos chips "Bristol Ridge", com consumo na casa dos 15 a 35W e o uso de socket do tipo BGA, ou seja, soldado diretamente na placa-mãe e, desta forma, não voltados ao upgrade doméstico.

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/212161/amd-zen-based-8-core-desktop-cpu-arrives-in-2016-on-socket-fm3.html{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.