Valve cancela recurso de mods pagos na Steam após quatro dias de lançamento

Quatro dias após a Valve Software lançar um novo serviço de mods pagos na loja virtual Steam, a empresa mudou sua estratégia na segunda-feira (27), removendo os preços nas páginas do Steam Workshop. Uma postagem no site da Comunidade Steam confirmou a retirada do recurso, declarando que todos os que compraram mods teriam seu dinheiro devolvido. A companhia também informou que "estava claro que não sabiam exatamente o que estavam fazendo" com a inclusão da compra.

Com esta decisão, todos os mods relacionados ao jogo The Elder Scrolls V: Skyrim – o único jogo afetado pela mudança da Valve na sexta-feira passada (24) – voltaram a ser gratuitos. Isso significa que conteúdos adicionais e atualizações, como armas e fases novas, por exemplo, não possuem mais preços estáticos ou a opção "pague-o-quanto-quiser". Os criadores de mods também não poderão publicar conteúdos pagos.

"Invadir uma comunidade estabelecida e com anos de existência como a de Skyrim provavelmente não foi o lugar certo para começar a aplicação. Achamos que isso nos fez errar o alvo grosseiramente, embora acreditamos que há um certo recurso útil em algum lugar aqui."

Pronunciamento sobre o cancelamento de mods pagos no blog da Steam

A postagem também reconhece a "enorme quantidade de feedback recebido, sem mencionar as reclamações dos usuários sobre o conteúdo de alguns modders ser vendido sem autorização prévia, nem sobre como os criadores de mods para Skyrim receber apenas 25% do lucro. Estes dois problemas não foram respondidos pelo presidente da Valve, Gabe Newell, durante um tópico "Ask me Anything" no último fim de semana. Em uma publicação anterior, a desenvolvedora do jogo, Bethesda Softworks, declarou que receberia 45% do lucro das vendas de mods, com a loja virtual recebendo os 30% restantes.

- Continua após a publicidade -

Antes da atualização de sexta-feira, os modders poderiam incluir suas criações, como armas e itens, em DLCs pagos de jogos como DotA 2 e Team Fortress 2. As páginas destes jogos já reconheciam a divisão de 75/25 entre a Steam e os criadores de mods para vendas de itens.

{via}ArsTechnica|http://arstechnica.com/gaming/2015/04/27/valve-yanks-new-mod-sales-feature-from-steam-after-only-four-days/{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.