Documentarista recria cena de crime em VR para exibição em tribunal estadunidense

O objetivo de um julgamento público é recriar um momento da história com detalhes suficientes para que as pessoas decidam qual é a verdade. E a menos que haja filmagens da cena detalhada, normalmente se torna difícil visualizar o que está acontecendo. E é exatamente este desafio que o documentarista e pioneiro em realidade virtual, Nonny de la Peña, quer resolver com seu novo projeto, One Dark Night, na corte estadunidense.

One Dark Night é um aplicativo de realidade virtual que recria as cenas de crime com o máximo de evidências oficiais possíveis. O teste está sendo realizado para remontar o (controverso) assassinato do adolescente Trayvon Martin, ocorrido em 2012, na Flórida. Em fevereiro daquele ano, George Zimmerman, um vigia do bairro, atirou na vítima, um jovem negro de 17 anos que estava desarmado. O evento aumento as discussões sobre tensão racial nos Estados Unidos e também sobre leis de segurança no estado.

Descrito como uma forma de "jornalismo imersivo", o aplicativo leva os espectadores a visualizarem os momentos que levaram à morte de Martin. Todas as informações incluídas no aplicativo partiram de testemunhas, chamadas de emergência e reconstruções arquitetônicas do cenário para recriar o contexto mais real possível. Os criadores do aplicativo também contrataram especialistas em áudio forense, que alegam ter identificado o momento que Zimmerman engatilhou a arma antes de iniciar a perseguição.

Membro do júri testando o aplicativo (foto: Mashable)

Em entrevista ao Mashable, a autora alega que é possível apresentar uma recriação em realidade virtual como avaliação para júri. A empresa da qual De la Peña faz parte, a Emblematic Group, usou em maioria componentes digitais para reconstruir a cena, necessitando de apenas três pessoas trabalhando por duas semanas para toda a reconstrução.

- Continua após a publicidade -

Os interessados podem encontrar o aplicativo para visualização diretamente no Google Play Store. One Dark Night está otimizado para o uso no Gear VR, da Samsung.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/04/23/one-dark-night-trayvon-martin-shooting-vr/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.