[Rumor] Qualcomm pode fabricar seus próximos chips topo de linha com a Samsung

De acordo com informações publicadas pelo site Re/code, a Qualcomm pode mudar a fabricante de seus chips topo de linha para smartphones. Um hipotético Snapdragon 820 não seria fabricado pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) como vem sendo feito nos últimos anos, e sim pela Samsung.

O Re/code afirma ter acesso a fontes "inteiradas no caso", que afirmam que o planejamento futuro da Qualcomm envolveria esta troca de fabricante. Entre os principais fatores que dariam vantagem à Samsung estaria o processo de fabricação em 14 nanômetros, comparado aos 20 nanômetros atuais da TSMC.

Este movimento por parte da Qualcomm também pode ter outro motivador: a empresa vem anunciando cortes em suas previsões orçamentárias por conta do "saída de um grande consumidor". Apesar de não nomear qual é o cliente, é praticamente certo que a empresa se refere ao Galaxy S6 e S6 edge, topos de linha da Samsung que não usará mais processadores Qualcomm, e sim o seu próprio Exynos. Apesar de dominar o segmento topo de linha Android, sendo a desenvolvedora de chips para praticamente todos os fabricantes, isto não é o bastante, já que a Samsung é hoje a principal fabricante de smartphones Android, com participação bastante expressiva principalmente no segmento topo de linha.

Além de uma perda importante para TSMC, a fabricação dos chips Qualcomm consolida ainda mais a posição da Samsung no mercado topo de linha de SoC para smartphones. Além de se tornar a potencial fabricantes dos Snapdragons, a empresa já fabrica o Exynos, que equipa modelos próprios da linha Galaxy, e também os chips presentes nos iPhones e iPads, da Apple.

{via}Re/Code|http://recode.net/2015/04/20/exclusive-qualcomm-to-use-samsungs-foundries-for-its-next-high-end-chip/{/via} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.