União Europeia acusa Google de burlar competidores e começa a investigar Android

A novela envolvendo o Google e a União Europeia acaba de ganhar mais um capítulo: a UE acusou oficialmente o gigante da internet de burlar seus competidores e favorecer seus serviços de compra, como o Google Shopping. O grupo também iniciou uma investigação no sistema operacional móvel Android para averiguar a promoção dos serviços da empresa dentro do OS.

 A comissária da União Europeia Margrethe Vestager disse que uma documentação foi enviada ao Google e a empresa terá direito de resposta.

"Estou preocupada com o fato de a companhia ter dado vantagem injusta a seus próprios serviços de compras, em uma infração às regras antitruste da UE. Se a investigação confirmar nossas preocupações, o Google terá de enfrentar consequências legais e mudar a forma como faz negócios na Europa"

- Margrethe Vestager, comissária da União Europeia

- Continua após a publicidade -

A União Europeia já acusou o Google de monopólio algumas vezes e já deixou claro que pretende separar a companhia em duas, fazendo a ferramenta de buscas do Google independente do resto da empresa, para que os serviços do Google não fossem favorecidos nos resultados. 

Caso a União Europeia comprove que o Google e o Android estão utilizando seu domínio de mercado para promover seus serviços mais do que os concorrentes, as empresas terão que pagar uma multa que pode chegar ao valor de até 10% das vendas anuais do Google, o que daria em torno de US$6 bilhões.

Segundo um memorando interno do Google, a empresa tem argumentos para comprovar que existe competição nos mercados de vendas online na Europa e que trabalha em formas para não monopolizar o mercado.  O Google tem 10 semanas para enviar uma resposta oficial para a União Europeia e pode exigir uma audiência para discussão do caso.

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/eu-officially-accuses-google-of-unfair-practices-launches-investigation-into-android{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.