Apple é processada por Romero Britto ao utilizar desenhos semelhantes aos do artista em campanha

O artista Romero Britto não gostou de uma campanha que a Apple fez utilizando desenhos muito semelhantes aos seus e abriu um processo contra a fabricante do iPhone e a empresa de design Craig & Karl na semana passada. Essa campanha foi veiculada na virada de 2014 para 2015 e mostrava artes desenvolvidas por usuários em um aplicativo para iOS. Uma delas, feita com um iPad Air 2, tem as mesmas características das obras do brasileiro.

Antes de abrir o processo, o escritório de Romero Britto teria entrado em contato com a Apple solicitando que parasse de usar aquela arte específica, que está disponível nesta página. Não tendo resposta da companhia, o brasileiro acionou a Justiça. Os advogados do artista acusam a empresa de usar o trabalhar de uma dupla que “se apropria sistematicamente da criação de Britto para conseguir participar de projetos e progredir em suas carreiras. Eles lucraram indevidamente com o carinho imensurável que o consumidor tem por Britto, algo construído por décadas de trabalho incansável”.

Além de usar a arte no site, a Apple também estampou várias lojas com a imagem de autoria da Craig & Karl e levou muita gente a acreditar que Romero Britto tinha feito um acordo com a companhia para uso da imagem de sua obra. Para aqueles que quiserem conferir o processo na íntegra, em inglês, ele está disponível abaixo.

 

Britto v. Craig & Karl and Apple

- Continua após a publicidade -

 

{via}Yahoo News|http://news.yahoo.com/artist-britto-sues-apple-design-firm-over-art-175255818.html{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.