ASUS Polar, equipe russa de DotA 2, responde perguntas sobre a relação entre hardware e e-sports

Recentemente a equipe ASUS Republic of Gamers entrevistou os jogadores fng, Illidan e Lil, da equipe russa de e-sports ASUS Polar. Os três são competidores e estão em décimo no placar geral russo de DotA 2, com apenas um ano de existência. Na entrevista, os jogadores conversaram sobre a realidade dos gamers e as influências dos hardwares na experiência de competição. Acompanhe abaixo:

ASUS ROG: Os video-games transformaram um hobby em uma profissão para algumas pessoas. O que os ciber-esportes e o DotA 2 significam para vocês?

Lil: Hoje, DotA 2 é tudo para mim. Claro, alguns dias minhas prioridades mudam, mas agora quero fazer o meu melhor nisso.
fng: De fato, para mim é um trabalho. Eu estou tentando basear minha vida pessoal ao redor disso e também manter o meu corpo e mente em dia para lidar com esta realidade.
Illidan: Jogar é tanto um trabalho quanto um hobby para mim. Eu sei que é uma mistura saudável.

ASUS ROG: Como é a rotina diária de vocês? Quanto tempo vocês passam treinando?

Lil: Eu acordo e vou para meus estudos. Quando eu volto para casa à tarde, eu treino até tarde da noite. Passo em torno de cinco a dez horas por dia no DotA 2.
fng: Recentemente, temos treinado em uma média de oito a doze horas por dia. Umas quatro horas são destinadas ao jogo, e o resto do tempo é dedicado a estudar as partidas.

- Continua após a publicidade -

ASUS ROG: A ASUS é a patrocinadora oficial de vocês. Quais são os pontos positivos de trabalhar com uma empresa renomada?

Illidan: A ASUS é uma marca mundial. Quando uma empresa como essa te oferece suporte, isso significa muita coisa. Claro, mas isso também significa algumas responsabilidades.

ASUS ROG: Vocês gostam dos notebooks da Republic of Gamers? O que vocês acham deles?

Illidan: Já que eu estou em Moscou, eu consegui meu ASUS ROG G751JM mais cedo que meus colegas de equipe. Minhas impressões gerais são positivas: o som, a tela, as teclas, todas são topo de linha. Os notebooks da linha ASUS ROG são perfeitos para treino.
fng: Bons notebooks, mesmo que eu não tenha muitos parâmetros para comparar. De qualquer forma, eu recomendo para qualquer um mesmo assim porque sei que são produtos confiáveis.

- Continua após a publicidade -

ASUS ROG: Algumas pessoas acreditam que o hardware não é tão importante no DotA 2 quanto para o CS:GO e outros shooters. O que vocês acham?

Lil: É mais uma questão de gosto. Eu nunca joguei um shooter profissionalmente, então não posso dizer se o hardware é crítico para tais disciplinas. Na verdade não é um grande problema jogar com mouses ou teclados diferentes, mas às vezes até mesmo detalhes podem afetar o resultado da partida. Como botões laterais no mouse ou teclas específicas em teclados mecânicos.
fng: Depende mais do quê você se acostuma. O principal é que seu dispositivo seja estável e durável. E é por isso que faz sentido investir em marcas testadas pelo tempo.
Illidan: O hardware é sempre importante. Eu me sinto mais confortável com meus próprios dispositivos. Me faz sentir mais confiança.

ASUS ROG: Quais dispositivos vocês usam?

fng: Ainda não decidimos nada sobre os mouses. Particularmente, eu escolhi um ASUS Strix Claw, mas talvez não seja minha escolha final. Até onde eu sei, a ASUS está sempre aumentando sua linha de periféricos para gamers.
Illidan: Por sinal, ainda que cada um de nós use um teclado Strix Tactic Pro, cada um prefere switches diferentes. Eu uso o Cherry MX Blue, enquanto Lil e Mag preferem o Cherry MX Red. Também estamos esperando pelos novos fones ASUS Strix Pro, para escolhermos entre eles e o Orion.

ASUS ROG: Quais são os planos de vocês? O que vocês acham dos seus níveis atuais de jogo? Iremos ver vocês no [campeonato] International 5?

Lil: Tenho certeza que poderemos ter um desempenho muito bom em todos os torneios maiores. Se nós mantermos nossa equipe firme, unida, e treinando pesado, conseguiremos chegar à liga internacional e apresentar um bom resultado.
fng: Há uma série de torneios que participaremos antes do TI5. E teremos que jogar bem para sermos convidados. Eu não posso prever nada, mas tentarei fazer o meu melhor para chegar até Seattle neste ano como um competidor do torneio.
Illidan: Nós jogaremos em alguns torneios nos próximos dias. Não posso dizer nada sobre o nosso nível. Nós só precisamos mostrar o nosso melhor. 

(via ASUS ROG

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.