Mensagens trocadas através de Blackberrys viram novas evidências no escândalo da Petrobrás

A Blackberry anda meio "caidinha" quando o assunto é smartphones, porém a empresa ainda tem um forte histórico no meio executivo e, principalmente, um nome forte entre os serviços de mensagens com o BBM. Pois é justamente este serviço que agora traz importantes evidências para as investigações acerca do escândalo da Petrobrás.

Com o codinome "Operação Lava a Jato", a operação foi iniciada em março de 2014 e investiga um grande esquema de corrução, lavagem de dinheiro e desvios envolvendo a Petrobrás, empreiteiras e políticos.

Entre as evidências para as investigações, agora estão centenas de mensagens trocadas através de aparelhos BlackBerry utilizando o comunicador instantâneo BBM. De acordo com o Wall Street Journal, muito do teor das mensagens são "mundanas", porém no meio das clássicas mensagens motivacionais ou piadas de mal-gosto, há conversas combinando encontros, transferências monetárias e até mesmo um "vamos dominar este país", escrito por uma pessoa identificada como "LA".

De acordo com os promotores, "LA" é Luiz Argôlo, deputado federal pelo Partido Solidariedade e acusado de manter relações com o doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs do esquema ilegal. A identificação de "LA" não foi difícil já que, em uma das mensagens, ele postou seu endereço residencial.

A mensagem foi respondida com um "se Deus quiser, iremos", de um usuário identificado como Primo. De acordo com os investigadores, esta conta era utilizada por Yussef. Mesmo não havendo nenhuma prova definitiva do esquema de corrupção nas conversas, a troca de mensagens entre os dois já é suficiente para que a justiça prove que ambos possuem um relacionamento próximo.

- Continua após a publicidade -

O sistema BBM é considerado uma das formas de comunicação mais seguras disponíveis hoje, inclusive causando problemas para a Blackberry em países com governos que realizam duro controle das informações compartilhadas por sua população. Recentemente, empresas como a Samsung incorporaram tecnologias da Blackberry em modelos como o Galaxy S6. A justiça brasileira obteve acesso aos dados através de um mandado de busca e também a cooperação da empresa canadense.

{via}Wall Street Journal|http://blogs.wsj.com/digits/2015/04/06/blackberry-messenger-plays-a-starring-role-in-a-brazil-corruption-scandal/{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.