Google divulga seu primeiro relatório de segurança do Android com dados bastante otimistas

Com tantas firmas de pesquisa e empresas (bem intencionadas ou não) especulando sobre a segurança de dispositivos rodando o Android, a Google decidiu fazer pela primeira vez seu próprio relatório em cima do sistema operacional e, como era de se esperar, seus resultados foram bem otimistas.

Segundo a empresa, durante todo o ano de 2014 foram encontradas 79 vulnerabilidades, das quais 41 seriam moderadas, 30 "altas" e nenhuma teria sido considerada crítica. Desses problemas. 73 já foram enviadas ao projeto aberto do Android para que fabricantes de smartphones possam corrigi-las antes que elas se tornem públicas.

Em relação aos aplicativos, segundo a Google, apenas 1 em cada milhão de downloads foi considerado software malicioso. Os Aplicativos de Verificação (Verify Apps) rodam nativamente no sistema e escaneiam 200 milhões de dispositivos por dia em busca de PHAs (Potencially Harmful Aplications - Apps Potencialmente Nocivos). A Google, é claro, afirma que sua privacidade não é violada pelo Verify Apps e acrescenta que dados pessoais, localização e fotos não são acessados.

Segundo a Google, apenas 0,5% dos dispositivos escaneados em outubro de 2014 apresentaram aplicativos potencialmente nocivos.

 

- Continua após a publicidade -

Outubro do ano passado teria sido um "mês record de segurança". Segundo o relatório, apenas 0,5% dos dispositivos escaneados pelo Verify Apps apresentaram PHAs neste período. A Google não conta aparelhos em que foi feita a root do sistema. O relatório completo de segurança do Android pode ser acessado neste link.

{via}Engadget | http://www.engadget.com/2015/04/02/google-security-android-2014{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.