Intel lança a série NVMe 750 - novos SSD com conexão PCIe para usuários domésticos

A fim de aproveitar ao máximo a velocidade oferecida pelo armazenamento SSD e não sofrer o gargalo da conexão SATA (originalmente criada para HDD), foi criada a conexão NVMe, que permite conectar o SSD ao port PCIe, bem mais rápido, do computador. Como qualquer tecnologia, o NVMe foi lançado primeiro para o setor empresarial, mas agora gamers e entusiastas de performance podem comemorar, porque a Intel está trazendo a conexão para o mercado doméstico.

São os novos SSD NVMe série 750, dispositivos de armazenamento que são ligados a um PCIe 3.0 x4 para oferecer velocidades de até 2.400MBps para leitura sequencial e 1.200MBps para gravação. O IOPS chega a 440.000 na leitura e 290.000 na gravação. Segundo o site do Tom's Hardware, esses valores são quase quatro vezes maiores que qualquer outro IOPS disponível hoje no mercado.

E a Intel não vai restringir sua nova série 750 aos computadores desktop, lançando também uma versão 2,5'' dos novos SSD. Essa versão é mais espessa que SSDs 2,5'' comuns, medindo 15mm, e vai usar uma conexão compatível SFF-8639 para se ligar ao sistema. É prometida a mesma performance da versão padrão do hardware.

A SSD NVMe série 750 chega com duas opções de capacidade: 400GB e 1,2TB. Estranhamente, a Intel decidiu pular uma versão 800GB, que talvez vá depender do sucesso dessas primeiras versões para ser lançada mais tarde. O valor sugerido para o menor modelo é de US$ 389, enquanto o topo de linha sai por US$ 1.029.

- Continua após a publicidade -

{via}Tom's Hardware | http://www.tomshardware.com/news/intel-ssd-pcie-nvme-750,28872.html{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.