Riff, novo projeto paralelo do Facebook, tenta esquematizar a receita para vídeos virais

Do Instagram e do Hyperlapse até o mais recente player de vídeo embeddado, o Facebook está aos poucos costurando o compartilhamento de vídeos em muitos de seus produtos e serviços. Mas o novo projeto paralelo da empresa, o app Riff, permite a criação de um "vídeo contínuo", onde os usuários vão adicionando vídeos à outros já postados. O aplicativo foi lançado para iOS e Android nesta quarta-feira (01).

A diferença principal está no funcionamento: quando alguém bota um vídeo no Facebook, alguém pode ver, compartilhar e, no máximo, adicionar um comentário. Com o app Riff, as possibilidades são maiores. Você loga no aplicativo com suas credenciais, acrescenta uma hashtag qualquer à publicação e então grava um vídeo de, no máximo, 20 segundos. Ao publicar, os seus amigos com o app receberão notificações e poderão gravar um clipe de mesma duração, acrescentando ao original, e compartilhando com seus amigos com o aplicativo.

Segundo a rede social, não há limite de capacidade de pessoas que podem acrescentar vídeos à gravação original, então, na teoria, o empilhamento de conteúdo é infinito, assim como o sistema de comentários do Facebook. "Nossa impressão é de que se os vídeos forem colaborativos, o processo criativo será mais divertido e o produto final, mais divertido," afirma o diretor de produto da empresa, Josh Miller. 

O Riff é um projeto construído com funcionários do Facebook e também uma das aplicações mais recentes do Creative Labs, uma iniciativa fundada no fim do ano passado que permite à pequenas equipes trabalharem em projetos que focam em experiências fora da rede social. O projeto já lançou vários apps independentes, como o leitor de notícias Paper e também o Mentions, focado na interação entre fãs e celebridades.

Apesar de ser um projeto paralelo, pelo menos em comparação aos grandes aplicativos independentes do Facebook, tais como o Messenger e o Layout, a habilidade deste app de permitir aos usuários a criação contínua de vídeos aumenta a chance de viralidade do conteúdo. Com a disseminação da ferramenta, será possível espalhar as gravações para até 1,4 bilhão de usuários ativos. 

{via}Mashable|http://mashable.com/2015/04/01/facebook-video-app-riff/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.