Nintendo retira Super Mario 64 para navegadores do ar por questões de direitos autorais

Lembra do game Super Mario 64 em HD para navegadores que noticiamos no fim de semana? Recentemente, a Nintendo ameaçou processar a CloudFare, que hospedava o game, e depois retirou o projeto do ar, alegando que o jogo infringia direitos autorais da empresa

O projeto foi criado pelo programador norte-americano Erik Roystan Ross e tinha como objetivo mostrar um controlador para Unity. O game não tinha fins lucrativos e não seria continuado pelo programador.

No lugar da página onde o game estava hospedado, foi colocado uma página que mostra uma troca de e-mails mostrando a discussão entre Ross e a Nintendo, onde ele tenta provar que o jogo não passa de uma homenagem ao game que completará 20 anos e que não pretendia ganhar dinheiro com o projeto. Abaixo, a declaração da Nintendo em resposta a Ross, em tradução livre: 

"O projeto em questão possui direitos autorais que pertencem ao jogo Super Mario 64, da Nintendo, incluindo, trabalho audiovisual, programa de computador, música e personagens. O website 'http://mario64-erik.u85.net/Web.html' mostra, e permite jogar, um jogo que  faz uso sem permissão de conteúdos protegidos por direitos autorais do Super Mario 64, da Nintendo. A Nintendo pede que o CloudFare retire imediatamente o site do ar. "

- Continua após a publicidade -

A Nintendo não tem uma boa relação com o pessoal da internet, e essa atitude piorou ainda mais a situação. A empresa é bastante rígida quando o assunto é direitos autorais. A produtora já teve tretas com os produtores de conteúdo do Youtube, que até o ano passado não podiam monetizar vídeos com conteúdo da empresa. No início do ano, a empresa lançou o Creator's Program, onde os youtubers podem utilizar o conteúdo da empresa, mas devem dar 30% do valor obtido para a empresa e obedecer algumas regras

 {via}TNW|http://thenextweb.com/insider/2015/03/31/game-over-nintendo-puts-an-end-to-mario-64-hd-remake-that-you-could-play-in-your-browser/{/via}

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.