Novas APUs trarão até 16 núcleos Zen, memória HBM e DDR4 em quad-channel

 A AMD divulgou parte de seu planejamento para os próximos 5 anos, incluindo seus novos chips para processadores, GPUs e também as unidades aceleradas de processamento, as APUs. Os futuros processadores com chips gráficos integrados da AMD virão com os novos núcleos Zen x86, com suporte a até 16 núcleos em um único chip.

As novas APUs, que substituem a atual geração Godaveri com chips Carrizo, trazem importantes inovações. Os processadores terão suporte a memórias DDR4 em quad-channel, enquanto a GPU integrada será a nova geração Greenland, que muito possivelmente será baseada na arquitetura que será usada nas placas de vídeo da nova geração, codinome Fiji. O plano da AMD agora é atualizar o chip gráfico das APUs a cada dois anos, mas isto não interfere no ciclo praticamente anual em que novas arquiteturas de placas de vídeo dedicadas são introduzidas.

Alimentando tanto a CPU quanto a GPU está a memória com a nova tecnologia High Bandwith Memory (HBM), que "empilha" os módulos para uma maior eficiência, superando em até 9 vezes a largura de banda disponível hoje na tecnologia GDDR5. Esta é uma mudança importante para o uso da Hereogeneous System Architecture (HSA), arquitetura que combina CPU e GPU para acelerar processamento, uma das principais apostas da AMD em suas APUs.

- Continua após a publicidade -

As APUs também trazem uma aposta na área da High Performance Computing (HPC), introduzindo a litografia de 16nm FinFET e com TDPs que variam entre 200 e 300W.

A nova geração de APUs da AMD ainda não possui nem mesmo codinome oficial, nem data de lançamento. A atual geração, codinome Godaveri, deve chegar em notebooks na metade deste ano, enquanto estes novos chips só devem "dar as caras" em 2016.

{via}Fudzilla|http://www.fudzilla.com/news/notebooks/37399-new-amd-zen-x86-apu-can-has-16-cores{/via} 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.