Protótipo de drone do Facebook para distribuição de internet tem envergadura maior que Boeing 737

O Facebook revelou hoje novos detalhes sobre o seu plano de levar conectividade à web para os quatro bilhões de pessoas no mundo que não tem acesso à internet – e está apostando pesado em drones. Durante uma menção na F8 Developer Conference deste ano em San Francisco, a empresa exibiu fotos de um protótipo de drone solar em desenvolvimento para levar a rede em áreas rurais. Segundo Zuckerberg, o projeto já concluiu seu primeiro voo de testes.

O presidente de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, anunciou que o design final da aeronave não-tripulada terá formato em V, envergadura maior do que a de um Boeing 737 – o que dá mais de 35 metros – e peso maior do que o de um carro de pequeno porte. O codinome do protótipo é Aquila, em homenagem à águia da mitologia grega que carregava os trovões de Zeus.

- Continua após a publicidade -

"Ele [o projeto] será movido por painéis solares nas asas e poderá se sustentar em altitudes de mais de 60 mil pés por meses. Aeronaves como essa ajudarão a conectar o mundo inteiro porque elas podem servir de maneira razoável os 10% da população mundial que vive em locais remotos, sem infraestrutura para internet."

Mark Zuckerberg em apresentação na F8 Developer Conference

Os detalhes vieram um ano após o Facebook anunciar que estava construindo drones, satélites e lasers para levar a internet ao mundo todo. A estratégia faz parte de um esforço maior para sustentar a iniciativa Internet.org, liderada por Zuckerberg, que está levando acesso à web gratuito em quatro países africanos, Colômbia e Índia.

{via}Mashable|http://mashable.com/2015/03/26/facebook-drone-aquila/{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.