Malware que afeta apps de terceiros pode atingir metade dos aparelhos Android

Nesta semana, a Palo Alto Networks revelou informações de uma falha no Android que pode afetar cerca de 49% dos usuários do sistema. O malware, chamado de "Android Installer Hijacking" invade o aparelho através de aplicativos baixados em lojas de terceiros e por APKs de fontes não confiáveis e consegue acesso a senhas e informações do sistema. O malware foi descoberto em 2014 e o Google já corrigiu a falha nas versões mais recentes do Android, Kit Kat e Lollipop, e empresas como a Amazon e a Samsung já trabalham em soluções definitivas contra o malware.

Como descrito pela Palo Alto Network,  o Android Installer Hijacking entra no aparelho por meio de uma APK que vem de fora da Google Play. O malware toma conta do aplicativo que está sendo instalado e o substitui por um código malicioso que rouba dados do sistema. o Hijacking dá acesso a informações pessoais, como senhas e nomes de usuários, e também dados vitais do sistema.


Durante a verificação, o Hijacking toma o instalador e consegue permissões do sistema

O problema foi descoberto em 2014 e mais de 90% dos dispositivos estavam vulneráveis ao ataque do Hijacking. Após a equipe de segurança do Android ser avisada, o número de dispositivos em perigo caiu para 49%.

O Google lançou um patch de correção para evitar o ataque do malware. A empresa também recomenda que os usuários do sistema baixem aplicativos somente pela Play Store, por questões de segurança. A Amazon, que tem uma das lojas de app mais populares, disse que corrigiu o problema e recomenda aos usuários baixarem a versão mais recente de sua loja neste site.

- Continua após a publicidade -

A Palo Alto Networks também lançou um aplicativo que detecta se o seu smartphone está vulnerável ao software malicioso. O app se chama Installer Hijacking Scanner e está disponível de graça na Play Store.

{via}Palo Alto Networks|http://researchcenter.paloaltonetworks.com/2015/03/android-installer-hijacking-vulnerability-could-expose-android-users-to-malware/{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.