Pixar libera download grátis do RenderMan, software gráfico usado em 'Toy Story' e 'Procurando Nemo'

O estúdio de animação Pixar, que pertence a Disney, lançou nesta semana uma versão gratuita do seu software de renderização gráfica, o RenderMan. Segundo a Pixar, o objetivo do lançamento do download gratuito é deixar o software mais popular.  O programa foi utilizado para fazer grandes produções do estúdio como 'Procurando Nemo' e em efeitos especiais de blockbusters de Hollywood, como 'Guardiões da Galáxia'.

O RenderMan é gratuito para fins não-lucrativos, educacionais e de pesquisa, ou seja, se você quiser ganhar dinheiro com o software, terá que pagar a licença do programa (US$495). A versão gratuita possui todos os os elementos e ferramentas presentes na versão paga e é um ótimo jeito para treinar e, posteriormente, ingressar nessa área.

O RenderMan é muito usado em grandes produções do cinema mundial e já ganhou até um Oscar especial (até um software, Leonardo DiCaprio) pelas contribuições no desenvolvimento gráfico no cinema. Além das produções da Disney e da Pixar, o motor de renderização já foi usado na produção de cenários de 'Star Wars', 'O Senhor dos Anéis' e 'Titanic'.

- Continua após a publicidade -

Para fazer o download do RenderMan, basta entrar no site da Pixar e fazer um cadastro. Para fazer animações, é necessário fazer o download de um dos softwares de modelagem 3D compatível com o motor. Atualmente, as opções disponíveis são o Maya e o Katana. O motor gráfico da Pixar roda em Windows, Linux e Mac OS X e quando você cansar de brincar na Unreal Engine 4, pode ser bem divertido fazer animações no programa.

{via}Pixar|http://renderman.pixar.com/view/renderman{/via}

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.