Ford vai lançar um carro que não deixa o motorista passar do limite de velocidade

O próximo carro da Ford a ser lançado na Europa, o S-Max, vai estrear o novo sistema chamado Intelligent Speed Limiter da montadora, que automaticamente monitora o limite de velocidade das pistas e impede que o motorista o exceda. O sistema pode funcionar de maneira independente ou integrado a uma central multimídia que a pessoa decida instalar no carro.

Um sistema de câmeras instaladas no pára-brisa "enxergam" as placas de limite de velocidade e as interpretam, definindo o máximo que o carro vai atingir. A velocidade é mostrada no painel e nivelada eletronicamente pelo fornecimento de gasolina ao motor, e não pelos freios. No caso de alguma eventualidade, o motorista ainda pode exceder essa limitação dando uma pisada mais firme no acelerador, ou pode desligar completamente, através de um botão no volante.

Carros completamente autônomos podem ainda ser uma realidade distante, mas o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança não demoram, felizmente, a serem incorporadas nos modelos do cotidiano.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.