Facebook planeja adicionar aplicativos de terceiros em seu app Messenger

O Facebook Messenger está para receber uma grande mudança. Segundo o Mashable, a rede social planeja abrir seu aplicativo de comunicação via celular para integração com desenvolvedores de apps de terceiros. O anúncio seria revelado na semana que vem, durante a F8 Developer Conference em San Francisco, Califórnia, onde também seriam anunciados aproximadamente 20 outros programas integrados.

Segundo uma fonte anônima, os aplicativos anunciados rodariam em integração com o Messenger, na parte de cima do chat instantâneo. Ainda não estão claros quem são os parceiros iniciais da expansão realizada pelo Facebook, nem como funcionaria a união entre os apps. A probabilidade é que a empresa amplie a capacidade para que mais desenvolvedores criem programas após o pronunciamento oficial.

O Facebook anunciou anteriormente novos recursos maiores durante a F8 Developer Conference, oferecendo workshops, palestras e outras orientações sobre os novos recursos para os desenvolvedores durante o evento. A próxima atualização para o Messenger, anunciada na quinta feira, é a mais recente iniciativa de uma estratégia que está expandindo o alcance do aplicativo desde o ano passado.

Abrir o serviço para aplicativos de terceiros irá transformar o Messenger em uma plataforma individual, diferente de seu papel anterior de dar suporte ao serviço do Facebook. Embora as razões para esta estratégia não são claras, o sucesso de aplicativos como o WeChat e Line, na Ásia, que também dão suporte à apps de terceiros, pode demonstrar o potencial deste tipo de plataforma.

O Facebook Messenger foi lançado como um aplicativo à parte em 2011. Entretanto, no segundo semestre de 2014 a empresa anunciou sua mudança de mensagens móveis do aplicativo principal do Facebook diretamente para o app de comunicação. A estratégia irritou muitos usuários naquele período e desde então, o Facebook tem investido na usabilidade da ferramenta, recentemente acrescentando o recurso de pagamento móvel.

- Continua após a publicidade -

{via}Mashable|http://mashable.com/2015/03/19/facebook-messenger-third-party-apps/{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.