Veja o quanto o RAID 0 aumenta o desempenho de SSDs


Até agora, nós já explicamos as vantagens de um SSD para o público gamer, e também ensinamos qual é a capacidade de armazenamento ideal para cada tipo de usuário. Tudo bem, você ficou convencido da diferença que um SSD faz no desempenho do seu sistema, mas ainda assim quer mais performance.

Não tem problema. Para a sua sorte, existe o método RAID 0, onde o usuário junta dois ou mais SSDs para ampliar a velocidade e a capacidade de armazenamento dos drives. Neste artigo, nós vamos testar o desempenho de um SSD HyperX 3K de 240 GB sozinho e depois compará-lo com a performance de 2 e 3 SSDs em RAID 0.

Mas antes, é importante notar que, ao configurar o RAID, todos os dados contidos nos drives serão apagados. Por isso, recomendamos que você faça backup dos seus arquivos mais importantes antes de realizar o processo. Ao instalar o sistema, os SSDs serão reconhecidos como um único drive, que terá a soma da capacidade de armazenamento dos dois SSDs. Dito isso, vamos aos testes: 

- Continua após a publicidade -

AS SSD Benchmark
O primeiro teste é do aplicativo AS SSD Benchmark, que mostra um resultado de pontuação final sobre o desempenho de cada solução. Confira abaixo:

HD Tune Pro
Com o HD Tune, outro famoso aplicativo para testes de drives de armazenamento, utilizamos a velocidade média de leitura para mostrar a diferença. Confira:

- Continua após a publicidade -

 

Pelos testes, dá para notar uma clara melhora no desempenho do sistema quando se utiliza 2 SSDs em RAID 0, especialmente no benchmark de velocidade de leitura. Talvez o mais interessante de tudo é que a tecnologia é escalonável, então fazer RAID 0 com 3 SSDs melhora ainda mais a performance, sem contar o aumento na capacidade.

Seria possível colocar até um quarto drive se quiséssemos, para ter um sistema ainda mais veloz e com maior capacidade de armazenamento. Ou seja, não há dúvidas dos benefícios que o RAID 0 traz para o desempenho do seu PC. Porém, esse não é o único tipo de RAID existente. Para entender o que é o RAID 1, e saber mais sobre RAID 0, não se esqueça de ler o nosso artigo "O que é RAID?".

Tags
  • Redator: Redação

    Redação

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.