Após casos de assédio, Easy Taxi e 99taxis irão ocultar número de telefone dos usuários

Após algumas usuárias relatarem que sofreram assédio no aplicativos Easy Taxi e 99taxis por terem seus dados expostos, uma iniciativa online foi tomada para mudar esta situação. Um abaixo-assinado online pedindo aos aplicativos uma opção para ocultar o número de telefone nos aplicativos alcançou 27 mil assinaturas e tanto o Easy Taxi quanto o 99taxis decidiram adotar o novo recurso, que será implementado em breve. 

Nos dois aplicativos, os taxistas tinham acesso ao número e nome dos usuários. Com a exibição dos dados, algumas mulheres que usam os apps começaram a sofrer assédio e receber mensagens após a corrida terminar.

O abaixo-assinado, feito no Change.org, foi criado pela analista de sustentabilidade Ana Claudia Leite, que já foi vítima de assédio em um dos aplicativos. A usuária tomou esta atitude depois de saber de mais casos como o dela. 

"Uma menina me contou que pediu um táxi pelo app e estava bem vestida, porque era aeromoça. E depois o cara mandou mensagem falando que ela era linda, que adorava aeromoças, que teria dado desconto no táxi"

- Continua após a publicidade -

 Em resposta ao abaixo-assinado, os aplicativos prometeram melhorar a privacidade dos passageiros dentro do app. O Easy Taxi revelou que está trabalhando com a tecnologia VoIP, utilizada no Skype, para criar uma linha direta entre o passageiro e o taxista dentro do aplicativo, dispensando o número do telefone. A função ainda está em desenvolvimento, mas já é possível retirar o número dentro do aplicativo, basta enviar um e-mail para a Easy Taxy solicitando a omissão do número.

Já o app 99taxis disse que a próxima versão do aplicativo virá com uma ferramenta para esconder o número e também prometeu um serviço de comunicação dentro do aplicativo, onde o passageiro falaria diretamente com o taxista, sem precisar do número do telefone.

{via}Change.org|https://www.change.org/p/easy-taxi-adote-medidas-contra-ass%C3%A9dio-em-seu-aplicativo-easytaxi-tallisgomes-t%C3%A1ximaisseguro-2#petition-letter{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.