Internet Explorer será descontinuado com a chegada do Spartan - veja a trajetória do navegador

Chris Capossela, chefe de marketing da Microsoft, afirmou que a empresa irá descontinuar o Internet Explorer. O navegador clássico do sistema Windows estará disponível no Windows 10, porém apenas com o objetivo de garantir a compatibilidade com sites atuais, enquanto acontece a transição para o novo navegador da empresa, codinome Spartan.

O navegador foi lançado em 1995, e passaria a vir integrado no sistema operacional Windows 98, algo que causaria uma série de processos contra a Microsoft por disputa desleal com outros navegadores. A União Europeia chegou a proibir a instalação do IE 8 com o Windows 7, algo que a Microsoft descumpriria e acabaria sendo multada.


Evolução do IE:  versão 1, 3, 4, 6 e 8

Por muitos anos, o Internet Explorer foi líder disparado do mercado de navegadores por vir já instalado no computador, causando o desaparecimento de concorrentes como o Netscape. Hoje ele ainda vem pré-embarcado tanto no Windows para desktops quanto em sua versão para smartphones, o Windows Phone.

- Continua após a publicidade -
Dados: Statcounter 

Nos tempos mais recentes, o IE sofreu forte concorrência do Firefox e depois do Chrome, navegadores com mais recursos, especialmente através da instalação de novas extensões de forma prática, e performance mais fluida e eficiente. Por conta de seus problemas de compatibilidade, que até hoje força os desenvolvedores Web a criar rotinas e "remendos" especialmente voltados a corrigir problemas em versões específicas como o clássico Internet Explorer 6, o navegador foi acumulando uma fama negativa. Mesmo as campanhas da própria Microsoft para tentar melhorar a imagem do famigerado - muitas vezes fazendo humor sobre a própria fama ruim do navegador e seus haters - não surtiram efeito. Até um site The Browser You Love To Hate (em tradução livre: o navegador que você adora odiar) foi criado.

O novo navegador, codinome Spartan, trará um novo motor gráfico e maior integração com recursos da Microsoft, como a Cortana e o OneDrive. Ainda sem nome final definido, o novo browser oficial do sistema chegará junto com o Windows 10, algo que acontece na segunda metade do ano.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.