Google está dobrando sua galeria online de arte urbana com 5 mil novos arquivos

O Google decidiu aumentar seu catálogo de arte urbana, acrescentando mais cinco mil imagens de arte urbana para seu acervo do Google Art Project. Esta expansão dobra o número de arquivos do projeto, com o seu primeiro conjunto de peças acrescentado em junho do ano passado. "85 organizações de arte de 34 países estão compartilhando suas obras," informou a empresa em uma postagem no seu blog oficial.

Segundo o Google, os arquivos adicionados incluem desde o maior festival de arte urbana da Suécia, tanques d'água grafitados entre os telhados de Nova Iorque ou as paredes abandonadas de Buenos Aires que são fontes de inspiração para os artistas de rua no mundo todo. 

O objetivo da companhia é "preservar" o que muitas vezes é considerado uma forma temporária de arte, e disponibilizar o arquivo para pessoas no mundo todo. Para tal finalidade, o Google também está expandindo suas extensões de arquivo multimídia, com seu street art hub demonstrando guias de áudio de localizações notáveis e GIFs de trabalho animado. Também há vídeos dos artistas pintando e falando sobre seus trabalhos e a empresa também lançou um app para os smartphones Android Wear que exibem estes trabalhos.

Apesar do esforço do Google para ampliar este projeto, alguns grafiteiros suspeitam das motivações da empresa. Em entrevista para o LA Times, o grafiteiro Willie Herrón III, que foi solicitado para contribuir ao projeto, negou a permissão do uso de suas obras, acrescentando que ele tinha "certa paranoia" em expôr seu trabalho ao público.

"Eu tenho certas ressalvas em participar de qualquer iniciativa corporativa porque eles passam a impressão de se impulsionar de nosso talento artístico para seu próprio benefício. Não sou contra a iniciativa do Google, mas eu quero ver como ele irá funcionar – e se eu gostar do que eles estão fazendo, então eu contribuirei com meu trabalho no futuro."

Willie Herrón III, artista de rua, em entrevista para o LA Times.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/3/18/8240999/google-street-art-project-expansion{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.