Para abandonar senhas, Windows 10 vai utilizar reconhecimento biométrico do usuário

A Microsoft apresentou ontem os dois novos principais sistemas pelos quais o usuário vai ser reconhecido e se logar em seu aparelho rodando Windows 10. O Windows Hello, que usa sistemas de biometria, como reconhecimento das digitais, da íris ou do rosto do usuário, para iniciar o computador, e o Microsoft Passport, focado no acesso a sistemas empresarias e conteúdo online.

O Windows Hello é um programa de autenticação que utiliza uma série de fatores biométricos, combinando hardware e software para permitir login e reconhecimento do usuário através de maneiras únicas. Segundo a Microsoft, um cenário ideal para a segurança seria que o login no dispositivo com o Windows 10 ocorresse com um simples toque ou olhar.

Apesar da identificação física, o Windows Hello vai utilizar hardwares já desenvolvidos para a tarefa – dispositivos de escaneamento de impressões digitais, câmeras com sensores infravermelhos e outros similares. O software vai analisar os dados adquiridos de tais aparelhos para confirmar sua identidade e então fazer o login, sem exigir uma senha com caracteres.

Em uma postagem no blog oficial do Windows, o sentido do Windows Hello não é apenas a conveniência, mas também a segurança. Com os problemas de fragilidade de senhas, a Microsoft está tentando substituí-las sem deixar de oferecer proteção aos dados de seus usuários. O público-alvo primário deste recurso está nas companhias que mais tem sofrido ataques, tais como as empresas de saúde, companhias de segurança e instituições financeiras, embora a tecnologia poderá ser aplicada em computadores pessoais.

- Continua após a publicidade -

Além do Windows Hello, a Microsoft também apresenta o Passport, um sistema projetado para substituir as senhas através de aparelhos pessoais tais como smartphones ou vestíveis. Estes dispositivos farão a identificação em conteúdo online e sistemas empresariais. Tanto este método de identificação quanto o Hello serão abertos aos desenvolvedores e empresas para implementá-los à sua maneira nos dispositivos e serviços.   

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/windows-hello-microsoft-is-making-the-password-obsolete-in-windows-10{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.