Índice do Artigo

Segurança

Número de ataques financeiros contra usuários de Android triplicou em 2014, revela Kaspersky

Se você é usuário de dispositivo Android e costuma fazer transações online em aplicativos de bancos ou com cartão de crédito em lojas de apps, é bom ter precaução sempre. Sendo o sistema móvel mais popular do mundo, ele é alvo predileto dos cibercriminosos. Em 2014 o número de ataques financeiros a usuários do SO do Google triplicou em relação ao ano anterior, de acordo com a Kaspersky. Enquanto em 2013 a empresa registrou 711.993 ataques, no ano passado foram 2.317.194.

Esses ataques foram feitos contra 775.887 usuários em todo o mundo e buscavam obter informações bancárias confidenciais das vítimas. A maior parte dos malwares foi enviada pelos criminosos via SMS, o Trojan-SMS, e o restante foi através do malware Trojan-Banker.

Embora a contribuição do Trojan-Banker no volume global de ataques financeiros contra os usuários do Android seja relativamente pequena, ele continua crescendo. Durante o ano passado, os produtos da Kaspersky Lab detectaram 20 diferentes programas Trojan-Banker maliciosos. No entanto, havia apenas três deles que se destacavam: Faketoken, Svpeng e Marcher. Svpeng e Marcher são capazes de roubar credenciais de banco online, bem como informações de cartão de crédito, substituindo os campos de autenticação de aplicativos de mobile banking e lojas de aplicativos em um dispositivo infectado.

O Faketoken, por sua vez, é feito para interceptar códigos MTAN utilizados em sistemas de autenticação multifatoriais e encaminhá-los aos criminosos. Esses três grupos foram responsáveis por 98,02% de todos os ataques Trojan-Banker.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções